Publicidade

Estudo diz que gordura vegetal diminui riscos de AVC; gordura animal aumenta

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Novembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Uma pesquisa preliminar da Harvard School of Public Health (EUA) aponta que a gordura animal aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC), enquanto a gordura vegetal é responsável pelo efeito oposto, ou seja: reduzir esse risco. Os resultados do estudo serão apresentados no próximo sábado (13), na American Heart Association’s Scientific Sessions 2021, uma reunião anual voltada a divulgar recentes avanços científicos, pesquisas e atualizações de práticas clínicas baseadas em evidências cardiovasculares.

As descobertas indicam que as diferentes fontes alimentares da gordura são mais importantes do que a quantidade total de gordura na prevenção de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Para determinar isso, os pesquisadores analisaram 27 anos de acompanhamento de 117.136 participantes de dois estudos concentrados em examinar os fatores de risco para várias doenças crônicas.

Continua após a publicidade

A cada 4 anos, os participantes do estudo preencheram questionários sobre hábitos alimentares, que foram usados ​​para identificar a quantidade, fonte e tipos de gordura em suas dietas. Os pesquisadores calcularam a média cumulativa dos dados ao longo do tempo para refletir a ingestão alimentar de longo prazo. A quantidade de gordura ingerida foi dividida em 5 grupos.

Durante o estudo, 6.189 participantes tiveram derrames, incluindo 2.967 derrames isquêmicos e 814 derrames hemorrágicos (causados ​​por sangramento de vasos no cérebro). Os participantes com o consumo mais alto de gordura animal tiveram 16% mais probabilidade de sofrer um derrame do que aqueles que tiveram o consumo mais baixo. Enquanto isso, os participantes que consumiram mais gordura vegetal tiveram 12% menos probabilidade de sofrer um derrame.

Fonte: American Heart Association via Science Blog