Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este país relatou, só agora, seu primeiro caso de covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2021 às 18h10

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

A pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 foi oficialmente declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020. Desde então, 245 milhões de casos da covid-19 foram relatados pelo mundo, segundo dados da plataforma da Universidade Johns Hopkins. No entanto, a doença não afetou de forma unânime o globo. Somente agora, o país de Tonga relatou o seu primeiro caso da infecção.

Tonga é uma pequena nação formada por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico e com a população estimada de 105 mil habitantes, segundo World Development Indicators (WDI). "Vizinho" da Nova Zelândia e do Havaí, o país relatou apenas nesta sexta-feira (29) o seu primeiro caso da covid-19. Agora, a lista de países que resistem ao coronavírus diminuiu ainda mais, restando somente Kiribati e Tuvalu.

Continua após a publicidade

Segundo dados da plataforma Our World in Data, apenas 31,3% da população de Tonga está com o esquema vacinal completo contra a covid-19, ou seja, receberam as duas doses de alguma vacina ou um imunizante de dose única. Além disso, 16,4% aguardam para completar a imunização.

Por que nenhum caso de covid foi registrado em Tonga?

Como aconteceu em muitos países, uma das medidas adotadas pelas autoridades de Tonga foi obrigar que viajantes ficassem de quarentena após o desembarque. Devido a essa quarentena rigorosa, é que foi possível identificar o primeiro e único caso positivo da covid-19 no país.

O viajante infectado pelo coronavírus saiu da Nova Zelândia, conforme anunciou primeiro-ministro Pohiva Tu'i'onetoa. No momento do embarque da aeronave, o indivíduo não sabia da sua condição, mas, em Tonga, descobriu estar contaminado pelo SARS-CoV-2.

Continua após a publicidade

"Tonga faz parte de um grupo de países da região do Pacífico que conseguiu proteger o seu povo, mantendo o vírus fora do país por tanto tempo”, explicou a imunologista Dianne Sika-Paotonu para um agência de notícias local. “Se este caso não for contido, as consequências potenciais para a nação de Tonga serão catastróficas”, advertiu.

Enquanto o primeiro paciente da covid-19 de Tonga se recupera, os outros 214 passageiros e toda a equipe de saúde, policiais e funcionários do aeroporto estão, agora, de quarentena preventiva. O país entrou em estado de alerta até que a situação volte, novamente, a ser controlada.

A experiência do país vizinho Fiji com a covid-19 trouxe uma séria preocupação para os habitantes de Tonga. Isso porque, em março de 2021, entre a população de 900 mil pessoas, Fiji tinha apenas 70 casos confirmados e duas mortes relatadas em decorrência da infecção. Só que, em abril, a variante Delta (B.1.671.2) chegou até o conjunto de ilhas e infectou mais de 50 mil habitantes, causando pelo menos 673 óbitos.

Fonte: IFL Science, Our World in Data e Universidade Johns Hopkins