Publicidade

Este país entrou em lockdown agora após registrar seu 1º caso de covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Novembro de 2021 às 15h50

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Enquanto o mundo lidava com as consequências da pandemia da covid-19, Tonga foi o único país a sair ileso do coronavírus — até recentemente. No final de outubro, o país localizado na Oceania registrou o seu primeiro caso da doença. Agora, uma de suas ilhas principais acaba de decretar lockdown.

O bloqueio começou nesta terça-feira (2) e deve durar uma semana. Durante esse período, os habitantes terão toques de recolher diários das 20h às 6h, devendo parar de trabalhar e permanecer em casa, exceto em casos de serviços essenciais. Serão fechados transporte público, restaurantes, bares, clubes, escolas e igrejas.

Continua após a publicidade

Tonga é um país da Polinésia que conta com mais de 170 ilhas e cerca de 100 mil habitantes. O local é um arquipélago remoto, localizado a cerca de 800 quilômetros de Fiji e 2.380 quilômetros da Nova Zelândia. Assim como outros países insulares do pacífico, Tonga declarou estado de emergência em março de 2020, no começo da pandemia, impedindo a entrada de estrangeiros. A decisão foi motivada por 22,1% da população viver abaixo da linha da pobreza, e pelas instalações e equipamentos médicos serem limitados.

O primeiro caso de covid-19 no país é de um paciente que viajou da Nova Zelândia, e o teste positivo fez com que milhares de pessoas procurassem pela vacina. De acordo com as autoridades, o passageiro estava totalmente vacinado e havia testado negativo antes da partida do país vizinho. Ainda assim, ele se contaminou e precisou ficar de quarentena logo após o resultado.

Fonte: CNN