Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estados apontam falta de vacinas da covid para 2ª dose, mas Saúde nega

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2021 às 19h40

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

No momento, pelo menos seis estados brasileiros estão com a aplicação da segunda dose das vacinas contra a covid-19 parcialmente suspensas. Isso porque, segundo as autoridades locais, faltam doses do imunizante Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz). No entanto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defende que há "excesso de vacinas" contra o coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil.

Em São Paulo, a orientação é que se aplique a vacina da Pfizer/BioNTech em quem recebeu a vacina da AstraZeneca na primeira dose. A medida foi tomada por causa dos baixos estoques do imunizante. Além de São Paulo, que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela ausência da fórmula, o G1 verificou que Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Norte também enfrentam problemas para completar o esquema vacinal contra o coronavírus.

Continua após a publicidade

Posicionamento do ministério da Saúde

"Há excesso de vacina na realidade. O Brasil já distribuiu 170 milhões de doses de vacinas, 210 milhões já foram aplicadas. Hoje, nós já temos doses para vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos com a primeira dose. Agora, naturalmente, há um anseio de avançar, por exemplo, nessa dose de reforço, ou terceira dose, naqueles indivíduos que são mais vulneráveis", explicou Queiroga.

Quando questionado sobre o desabastecimento da fórmula da AstraZeneca, o ministro negou a situação. Além disso, Queiroga apontou para a possibilidade de os estados terem usado vacinas destinadas à segunda dose para acelerar o calendário.

As declarações foram feitas nesta quarta-feira (15), enquanto o ministro acompanhava a entrega de novo lote de vacinas da Pfizer, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Campinas, no interior de São Paulo.

Continua após a publicidade

Fonte: G1