Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Esquema criminoso leva milhares de indianos a tomar vacina falsa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Julho de 2021 às 17h20

Link copiado!

Thirdman/Pexels
Thirdman/Pexels

A vacina contra COVID-19 tem sido a luz no fim do túnel em meio à pandemia. No entanto, 2.500 pessoas foram ludibriadas na Índia e acabaram tomando doses de um falso imunizante, que consiste apenas em água e sal — a famosa solução salina, ou soro fisiológico. 

Foram pelo menos 12 campanhas de vacinação falsas realizadas no estado de Maharashtra, no oeste do país. Acontece que os organizadores cobraram taxas de suas vítimas pelas doses do suposto imunizante, e chegaram a faturar aproximadamente R$ 145 mil. As autoridades contam que havia médicos entre os criminosos, usando um hospital para produzir certificados, frascos e seringas falsos.

Continua após a publicidade

Até agora, 14 pessoas foram presas sob suspeita de tentativas de homicídio culposo, conspiração criminosa e outras acusações. Mas mais prisões podem ocorrer enquanto a polícia continua investigando outras pessoas envolvidas no golpe.

As campanhas de vacinação falsas ocorreram entre o final de maio e o início de junho, e as autoridades começaram a investigar depois que algumas das vítimas do golpe, suspeitando dos certificados de vacinação que receberam, denunciaram a situação à polícia. Quando os policiais indianos começaram a investigar, outras pessoas já tinham tomado medidas legais por conta própria.

Fonte: CNN