Publicidade

COVID-19: Coreia do Sul aprova teste de remédio em humanos

Por| 17 de Julho de 2020 às 18h10

Link copiado!

Miguel Á. Padriñán/Pixabay
Miguel Á. Padriñán/Pixabay

Com a pandemia do novo coronavírus ainda em curso, muitos países estão concentrados em encontrar vacinas e medicamentos que possam ajudar contra a COVID-19. Nesta sexta-feira (17), a Coreia do Sul aprovou que um medicamento experimental da empresa biofarmacêutica Celltrion passe a ser testado em seres humanos.

O tratamento com anticorpos da Celltrion é direcionado contra a superfície do vírus e é projetado para impedir que ele se prenda às células humanas. A biofarmacêutica planeja inscrever 32 voluntários saudáveis ​​em colaboração com um hospital local para a primeira fase do estudo do medicamento, que demonstrou uma redução de até 100 vezes a carga viral durante testes em animais. Esse tratamento  foi desenvolvido após a identificação de uma amostra de sangue de um dos primeiros pacientes sul-coreanos que se recuperaram da COVID-19 em meados de fevereiro.

Continua após a publicidade

De acordo com a própria biofarmacêutica, os testes em humanos começarão em breve em toda a Europa, incluindo o Reino Unido, e serão seguidos pelos segundo e terceiro testes globais em pacientes com sintomas leves e moderados. A expectativa é que os primeiros resultados desses estudos sejam alcançados até o final deste ano, com o objetivo de comercializar o medicamento até o início de 2021.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Kee Woo-sung, diretor executivo da Celltrion, disse que os testes em humanos são conduzidos globalmente, portanto poderão exportar cargas do remédio, mas vão oferecer a pacientes no exterior somente depois de garantir suprimentos para a Coreia do Sul. O executivo ainda ressaltou que as empresas farmacêuticas devem tornar os preços de seus tratamentos contra COVID-19 acessíveis para ajudar a acabar com a pandemia, e acrescentou que os preços de seus medicamentos serão mais baratos que os do rantiviral remdesivir, da Gilead Sciences. Outras empresas que desenvolvem potenciais tratamentos contra COVID-19 são a Eli Lilly e Co., Regeneron Pharmaceuticals Inc. e AbbVie.

A Coreia do Sul foi um dos primeiros países a exigir o uso de máscaras no transporte coletivo e nos voos. O histórico do país no combate ao vírus tem incluído testes em massa desde o início e uso generalizado de protetores faciais.

Fonte: Reuters