Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid-19: Coreia do Norte indica chá e água salgada em vez de vacina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Maio de 2022 às 14h30

Link copiado!

Micha Brändli/Unsplash
Micha Brändli/Unsplash

A Coreia do Norte já acumula quase 2 milhões de casos de covid-19, e mesmo assim mantém a postura antivacina. A mídia estatal incentivou a população a usar analgésicos, antibióticos e tratamentos caseiros sem respaldo científico, como gargarejos com água salgada, chá de madressilva ou chá de salgueiro.

Embora não tenha afirmado "com todas as letras" que antibióticos e remédios caseiros eliminam completamente a covid-19, a Coreia do Norte já é conhecida por encorajar tratamentos que não foram comprovados cientificamentes, como um injetável de ginseng que supostamente poderia curar HIV e até impotência sexual.

A essa altura da pandemia, a Coreia do Norte ignorou as ofertas da Coreia do Sul e dos EUA para fornecer assistência médica, e não deu ouvidos às solicitações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de mais dados sobre o surto no país.

Continua após a publicidade

Segundo o próprio diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a organização está “profundamente preocupada com o risco de propagação” da covid-19 no país, uma vez que sua resposta à pandemia tem sido amplamente focada no isolamento de pacientes com suspeitas do vírus. Faltam vacinas, remédios e até unidades de terapia intensiva, afinal.

Especialistas de outros países acreditam que a escalada do surto de covid-19 na Coreia do Norte está sendo subnotificada para reações públicas que possam prejudicar a política. A doença tem sido informada à população através dos meios de comunicação estatais, uma vez que a maioria dos norte-coreanos não tem acesso à internet e às notícias estrangeiras.

Embora o sistema de saúde da Coreia do Norte tenha sido criado para oferecer assistência médica gratuita, a economia local enfrentou impactos nos últimos anos por causa de condições climáticas extremas, como secas, além do isolamento. Na prática, isso levou o sistema a sofrer escassez de profissionais, medicamentos e equipamentos, representando mais um obstáculo na tarefa de conter a covid-19.

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian, BBC