Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Cias aéreas testam app para compartilhar status de teste PCR e vacina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Março de 2021 às 15h05

Link copiado!

Reprodução: Freepik
Reprodução: Freepik

Viajar nessa pandemia tem sido uma questão muito delicada, considerando o alto risco de levar o vírus para os lugares. Por isso, as linhas aéreas têm investido em maior rigidez para a maior segurança dos passageiros. A exemplo disso, a partir do próximo dia 25 os aeroportos passam a não aceitar bandanas, lenços, protetores do tipo face shield, máscaras de acrílico, máscara de plástico transparente e até mesmo as máscaras que possuem válvula de expiração. Agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está investindo na criação de um certificado digital de vacinação, o que traz olhares para a possibilidade de um passaporte envolvendo vacina.

Com isso em mente, a Iata, que representa cerca de 290 empresas responsáveis por 82% do tráfego aéreo global, desenvolveu um app para os passageiros incluírem dados de saúde, chamado Iata Travel Pass. Segundo Filipe dos Reis, diretor de Aeroportos, Passageiros, Cargas e Segurança da Iata nas Américas, a ideia é permitir que as pessoas possam voltar a voar.

No app, os passageiros poderão saber se o país tal exige PCR ou antígeno, mas já tem em mente a possibilidade da exigência de visitantes vacinados. Com isso, a estimava é que os dados do aplicativo tenha teste e vacinação por um período superior a um ano, e que o app possa eliminar as exigências de períodos de isolamento na chegada aos destinos.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a União Europeia já está cogitando o Digital Green Pass, passaporte de vacina que facilitaria o trânsito entre os países por quem recebeu a imunização. Já a China conta com um certificado digital com dados de exame e vacina contra a COVID-19, e Israel também possui atualmente uma espécie de Green Pass para quem já está vacinado.

A ideia é que a Emirates passe a testar o Iata Travel Pass no início de abril, para exames PCR antes do embarque, com passageiros podendo compartilhar seu status do teste de COVID-19 com a companhia aérea antes de chegar ao aeroporto, por meio do app, que automaticamente preencherá os detalhes no sistema de check-in. Em outros segmentos do turismo, empresas já anunciaram que vão exigir a vacina contra a COVID-19.

Fonte: Estadão