Publicidade

CoronaVac: Butantan começará entrega de 3,4 milhões de doses na próxima semana

Por| 17 de Fevereiro de 2021 às 18h10

Link copiado!

Reprodução/Governo de São Paulo
Reprodução/Governo de São Paulo

Nesta quarta-feira (17), o governo do estado de São Paulo anunciou que o Instituto Butantan deve começar a entrega de mais 3,4 milhões de doses da vacina CoronaVac para o Ministério da Saúde na próxima terça-feira (23). Atualmente, a campanha nacional de vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) começa a ser paralisada em algumas capitais, como Rio de Janeiro e Salvador, enquanto se aguarda mais doses do imunizante contra a COVID-19.

A data para entrega do próximo lote de doses da CoronaVac foi anunciada um dia depois da assinatura do contrato entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde para o fornecimento de 54 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 para todo o país.

Continua após a publicidade

"O Butantan vai entregar a partir da próxima terça-feira um total de 3,4 milhões de doses da vacina para o Ministério da Saúde. Uma média de 426 mil doses por dia. A nossa orientação é agilizar todos os processos para permitir que as vacinas cheguem o mais rapidamente para todos os brasileiros”, afirmou o governador do estado, João Doria, durante coletiva de imprensa.

Entrega de doses da CoronaVac

De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, serão liberadas 426 mil doses da CoronaVac na próxima terça-feira (23) e, em mais oito dias, todas as 3,4 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 estarão em posse do Ministério da Saúde. "Mas não paramos, isso é só a primeira entrega que é parte do contrato. Continuamos e espero não parar mais porque não temos mais problema de matéria-prima. Nós devemos escalar essa produção e a partir de abril possivelmente vamos dobrar essa produção", explicou Covas.

No total, foram compradas 54 milhões de doses da CoronaVac para a imunização dos brasileiros contra a COVID-19. Além desse número, outras 46 milhões foram adquiridas pela pasta junto ao instituto, o que totalizará 100 milhões da fórmula contra o coronavírus. Esse montante deve garantir a vacinação de até 50 milhões de brasileiros, já que a imunização completa acontece apenas com duas aplicações.

Continua após a publicidade

Maior produção do Butantan

Para garantir a produção da quantidade de doses compradas pelo país, diretor Covas afirmou que pretende aumentar a capacidade de envase da fábrica do Butantan, buscando antecipar a entrega de todas as 100 milhões de doses da CoronaVac até agosto.

"Com relação ao contrato adicional de 54 milhões de doses assinado com o Ministério da Saúde, no programa contratado a última entrega seria em setembro. Nós vamos fazer todo o esforço para adiantar a produção e essa entrega e esperamos que, no máximo em agosto, tenhamos a entrega total de 100 milhões de doses", comentou Covas.

Para isso, o instituto dobrou o número de funcionários que trabalham diariamente no envase da vacina, de 150 para 300 colaboradores. Além disso, é esperado que em abril a produção aumente de forma significativa, alcançando uma fabricação de até um milhão de doses por dia. Isso porque uma fábrica, no momento, destinada para a produção da vacina da gripe, deverá apoiar exclusivamente a linha de produção do imunizante contra a COVID-19.

Continua após a publicidade

Fonte: G1