Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comer apenas durante o dia pode reduzir depressão e ansiedade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Setembro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Wasa Crispbread/Unsplash
Wasa Crispbread/Unsplash

Em artigo publicado na PNAS, pesquisadores quiseram entender a diferença que os horários refeições fazem na saúde mental, principalmente em quem trabalha durante o período noturno. A conclusão é que comer apenas durante o dia é um hábito que tem potencial para reduzir a depressão e a ansiedade nesse público.

Ao longo de duas semanas, 19 participantes foram submetidos a uma simulação de trabalho noturno. Metade do grupo fez as refeições durante o dia e à noite, enquanto a outra metade comeu apenas durante o dia.

Quando os participantes receberam refeições durante o dia e à noite, os autores encontraram um aumento de 26% nos níveis de humor semelhantes à depressão e um aumento de 16% nos níveis de humor semelhantes à ansiedade. O grupo que se alimentou apenas durante o dia não relatou tais mudanças de humor.

Continua após a publicidade

Os participantes que tiveram o relógio biológico mais desalinhado também eram mais propensos a apresentar sintomas de depressão e ansiedade. Apesar disso, os próprios pesquisadores ainda não entenderam como ou por que o momento de uma refeição parece ter um efeito tão drástico no humor de um trabalhador noturno.

Os resultados sugerem que apenas comer durante o dia (ou fazer jejum intermitente) pode prevenir desequilíbrios de glicose que os trabalhadores noturnos eventualmente desenvolvem. Além disso, o microbioma intestinal também está intimamente ligado ao relógio biológico, e quando desalinhado, os pesquisadores sugerem que o microbioma intestinal pode ficar fora de ordem e promover inflamações.

Além disso, um microbioma intestinal alterado tem sido associado a sintomas de ansiedade e depressão, o que fortalece as descobertas desse estudo sobre o hábito de comer apenas durante o dia.

Continua após a publicidade

Fonte: PNAS via Science Alert