Publicidade

Com sintomas, Musk faz teste de COVID e tem resultado positivo e negativo. Ué?

Por| 13 de Novembro de 2020 às 09h00

Link copiado!

JD Lasica / Wikimedia
JD Lasica / Wikimedia
Elon Musk

Durante a pandemia de COVID-19, você certamente já deve ter ouvido falar as expressões "falso positivo" e "falso negativo". Isso acontece quando os testes para a doença não apresentam resultados conclusivos e, por isso, podem não representar o real grau de infecção da pessoa. Agora, acontecer as duas situações no mesmo dia, parece uma novidade um tanto quanto assustadora, porém verdadeira. Bem, foi o que alegou Elon Musk, CEO da Tesla.

De acordo com o bilionário, ele realizou quatro testes no mesmo dia, depois de sentir leves sintomas de resfriado. Segundo ele, as amostragens foram colhidas no mesmo sistema, o teste rápido de antígeno da Becton Dickinson, e pela mesma enfermeira, com dois dando positivo e dois dando negativo.

Continua após a publicidade

Testes rápidos podem apresentar taxas de falsos negativos ou positivos em uma margem de 30% ou até mais, dependendo do fabricante — algo bem diferente dos testes PCR, em que há coleta de amostra da mucosa nasal. Esses sim são mais precisos, pois ao invés de detectar anticorpos, detectam a presença do vírus no organismo. O "problema" é que o PCR demora no mínimo 24 horas para ficar pronto. De todo modo, a suspeita levantada por Musk é de que muitas outras pessoas podem ter passado pelo que ele passou, já que a maioria das testagens feitas por aí é a rápida. Sob essa lógica, para Musk, é possível que o Estados Unidos não tenham verdadeiramente os mais de 10 milhões de casos registrados de COVID-19.

Os testes de antígeno funcionam detectando uma pequena proteína na superfície do coronavírus, enquanto os testes de PCR mais precisos procuram o próprio vírus. Os testes de antígeno podem ser realizados rapidamente, pois não requerem um laboratório e muitas vezes são administrados em hotspots como campi universitários ou centros de cuidados para idosos. De acordo com o FDA, a agência americana equivalente à Anvisa no Brasil, “os resultados positivos dos testes de antígeno são altamente precisos, mas há uma chance maior de falsos negativos”.

Continua após a publicidade

Musk, que chegou a defender o isolamento vertical como forma de mitigar o avanço da COVID-19, é uma das personalidades mundiais que mais questionam as medidas de combate à doença, constantemente falando que, por exemplo, não tomaria uma vacina para ela. Os testes de PCR de Musk ainda não saíram, mas, segundo informações, ele segue em isolamento.

Fonte: Business Insider, The Verge