Clima mudou tamanho das células e até do cérebro humano ao longo dos séculos

Clima mudou tamanho das células e até do cérebro humano ao longo dos séculos

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 09 de Julho de 2021 às 16h35
Jonas Jaeken/Unsplash

Um novo estudo liderado pelas Universidades de Cambridge (Inglaterra) e Tübingen (Alemanha) revela que o tamanho médio do corpo dos humanos flutuou significativamente nos últimos milhões de anos, com corpos maiores evoluindo em regiões mais frias.

Para chegar a essa conclusão, a equipe reuniu medidas do tamanho do corpo e do cérebro para mais de 300 fósseis do gênero Homo encontrados em todo o mundo. Ao combinar esses dados com uma reconstrução dos climas regionais do mundo nos últimos milhões de anos, eles identificaram o clima específico experimentado por cada fóssil quando era um ser humano vivo.

Os pesquisadores anunciaram que o corpo maior atua como um amortecedor contra as temperaturas mais frias, uma vez que menos calor é perdido de um corpo quando sua massa é grande em relação à sua área de superfície. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Clima mudou tamanho das células e até do cérebro ao longo dos séculos (Imagem: microgen/envato)

“Nosso estudo indica que o clima tem sido o principal impulsionador das mudanças no tamanho do corpo nos últimos milhões de anos”, explicou a professora Andrea Manica, pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge, que liderou o estudo.

"Podemos ver pelas pessoas que vivem hoje que aqueles que vivem em climas mais quentes tendem a ser menores, e aqueles que vivem em climas mais frios tendem a ser maiores. Agora sabemos que as mesmas influências climáticas estiveram em ação nos últimos milhões de anos", acrescentou a pesquisadora. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Science Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.