Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BioNTech passa a testar terapia de RNA mensageiro contra câncer

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2021 às 13h40

Link copiado!

National Cancer Institute/Unsplash
National Cancer Institute/Unsplash

A BioNTech desenvolveu, juntamente com a Pfizer, uma vacina contra COVID-19 que utiliza RNA mensageiro, sob função de orientar a síntese de proteínas, estruturas cujo papel central em todos os seres vivos é a manifestação das características hereditárias contidas no DNA. Acontece que a empresa está concentrada em levar essa técnica ao combate contra o câncer.

A princípio, a empresa está testando o tratamento para examinar se ele pode ser eficaz no combate às células cancerígenas em humanos, produzindo proteínas que combatem o tumor. No estudo, os pesquisadores desenvolveram uma mistura de mRNA que faria citocinas (proteínas produzidas naturalmente pelas células do sistema imunológico para combater as células cancerosas).

Semelhante à vacina contra COVID-19 da Pfizer/BioNTech, a nova terapia ensina o corpo a produzir a proteína desejada. Neste caso, proteínas antitumorais que ajudam o organismo a combater as células cancerígenas.

Continua após a publicidade

Os resultados do estudo mostraram que quando a mistura de mRNA foi injetada em camundongos com dois tipos diferentes de câncer (de pele e de pulmão), uma resposta imune foi desencadeada, com direito a uma produção de citocinas em uma quantidade capaz de diminuir os tumores em 17 de 20 camundongos em menos de 40 dias.

Alguns dos animais mostraram que a terapia viaja para fora do local do câncer de pele direcionado, para células de câncer de pulmão, onde respostas antitumorais avançadas foram registradas, melhorando ainda mais a sobrevivência e a redução do tumor. O estudo completo pode ser visto aqui.

Fonte: Independent