Cientistas encontram denominador comum entre todos os tipos de câncer

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2021 às 16h20
National Cancer Institute/Unsplash

Em uma nova pesquisa, cientistas do Lunenfeld-Tanenbaum Research Institute (LTRI) dividiram todos os tipos de câncer em dois grupos, com base na presença ou ausência de uma proteína chamada Yes-associated protein (YAP), a fim de encontrar algum elemento em comum entre os tumores.

Os pesquisadores determinaram que todos os cânceres têm a YAP "ligada" ou "desligada", e cada classificação exibe diferentes sensibilidades ou resistência aos medicamentos. Essa proteína desempenha um papel importante na formação de tumores malignos. De acordo com os cientistas, o fato da proteína estar ligada ou desligada desencadeia diferentes respostas aos medicamentos.

(Imagem: Colin Behrens/Pixabay)

Os cânceres com a proteína ativada precisam dela para crescer e sobreviver. Em contraste, os cânceres com a proteína desligada param de crescer quando ela é ativada. Muitos desses cânceres de YAP desativada são altamente letais, mas também têm vulnerabilidades que podem ser exploradas. Em sua nova pesquisa, os cientistas mostram que alguns cânceres, como os de próstata e pulmão, podem ativar ou desativar essa proteína, para resistir ao tratamento.

Quando as células cancerosas são cultivadas em laboratório, elas flutuam ou grudam. Na pesquisa, o grupo de cientistas descobriu que a proteína YAP regula essa flutuabilidade da célula: todas as que flutuam têm a proteína YAP desligada e as grudentas têm a proteína ligada.

O estudo completo pode ser acessado no jornal científico Cancer Cell.

Fonte: EurekAlert!