Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam teste capaz de detectar câncer em cães

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Abril de 2022 às 09h39

Link copiado!

seventyfourimages/envato
seventyfourimages/envato

Um exame de sangue pode detectar câncer em cães, conforme relata um novo estudo publicado na revista científica Plos One. Os pesquisadores analisaram a amostra de sangue de 1.100 cachorros, em parceria com a startup PetDx. No laboratório, examinou-se esse sangue através de análise genômica, em busca de mutações ou outros biomarcadores de câncer.

Com base na descoberta de que a técnica foi 85% precisa em câncer agressivo e 55% eficaz em geral, a startup passou a desenvolver a primeira biópsia líquida multi-câncer para cães, que ganhou o nome de OncoK9. A ideia é que, como os exames de sangue não são invasivos, possam auxiliar especialmente nos casos de tumores de difícil acesso, como os de baço ou fígado.

O teste funciona assim: o veterinário coleta sangue, envia a amostra para o laboratório da PetDx e a equipe o centrifuga para separar o plasma, depois sequencia o material genético e executa a sequência por meio de um algoritmo que procura alterações anteriormente associadas a cânceres humanos e caninos, incluindo mutações e segmentos extras ou ausentes de cromossomos.

Continua após a publicidade

O algoritmo foi projetado para detectar esses indicadores genéticos em muitas raças de cães com diferentes formas de câncer. No início, a equipe alimentou a inteligência com dados de 224 cães, e depois incluiu os outros 876. Cada caso deveria gerar uma indicação de positivo ou negativo para câncer.

A princípio, o OncoK9 possui uma baixa eficácia (3% a 10%) em detectar casos iniciais, e é mais indicado para descobrir casos de câncer avançado. Falsos positivos apareceram em até 1,5% dos 519 cachorros livres de câncer.

De qualquer forma, a novidade despertou empolgação na comunidade veterinária, uma vez que pode abrir portas para outros métodos de detectar câncer em cães. "Embora mais pesquisas sejam necessárias para explorar até que ponto a identificação e o tratamento precoce do câncer podem melhorar os resultados clínicos em pacientes caninos, os programas de rastreamento estabelecidos para vários tipos de câncer humanos forneceram forte apoio para melhores resultados associados a programas de rastreamento", conclui o estudo.

Continua após a publicidade

Fonte: Plos One via Wired