Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam "peixe" feito de células do coração humano; veja vídeo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Fevereiro de 2022 às 17h20

Link copiado!

Ultinato/Envato
Ultinato/Envato

Uma equipe de pesquisadores de Harvard vem tentando desenvolver um coração artificial a partir de células-tronco, e o resultado mais recente foi publicado na revista Science. Trata-se de uma espécie de "peixe" artificial feito de células do coração humano, que faz movimentos semelhantes a uma natação ao recriar as contrações musculares do órgão ao bombear sangue.

Esse peixe biohíbrido conta com duas camadas de cardiomiócitos (as fibras musculares cardíacas) em cada barbatana, e foi criado para ser autônomo, ou seja, conduzir o próprio movimento. Quando um lado contrai, o outro se expande, acionando um mecanismo de ciclo contínuo.

A estrutura combina as células humanas com material não biológico, como gelatina, papel e plástico. Nenhum material de um peixe real foi incorporado na invenção. Os cientistas também integraram um sistema semelhante a um marcapasso, que controla a frequência e a coordenação dos movimentos realizados pelo peixe.

Continua após a publicidade

Veja como funciona no vídeo abaixo:

O peixe evoluiu de projetos anteriores do mesmo laboratório. Nesse estudo mais recente, a equipe utilizou cerca de 73 mil células. “Por causa dos dois mecanismos internos de estimulação, nossos peixes podem viver mais, mover mais rápido e nadar com mais eficiência do que trabalhos anteriores”, explica o pesquisador de biofísica Sung-Jin Park, co-autor do estudo.

"Atualmente, estamos identificando os princípios biofísicos que fazem o coração funcionar, usando-os como critérios de design e replicando-os em um sistema, na forma de um 'peixe vivo', capaz de 'nadar', onde é muito mais fácil identificar se está dando certo", anuncia o pesquisador.

Continua após a publicidade

Fonte: Science