Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientista brasileiro recebe prêmio na Alemanha pela descoberta da Ômicron

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Novembro de 2022 às 11h53

Link copiado!

Rawpixel/Envato Elements
Rawpixel/Envato Elements

O cientista brasileiro Tulio de Oliveira e o zimbabuano Sikhulile Moyo receberam, na última sexta-feira (26), o Prêmio África da Alemanha 2022, entregue pelo chanceler federal alemão, Olaf Scholz. Apesar de ser brasileiro, o pesquisador Oliveira mora na África do Sul desde 1997, onde desenvolve estudos na área da virologia. Na pandemia, a dupla foi responsável por identificar, pela primeira vez, a variante Ômicron da covid-19.

Pela descoberta e sequenciamento da variante Ômicron do coronavírus SARS-CoV-2, o cientista brasileiro Tulio de Oliveira também foi incluído na lista da revista Nature como um dos 10 pesquisadores mais influentes de 2021.

Continua após a publicidade

Descoberta da variante Ômicron

Para identificar pela primeira vez a variante Ômicron, os pesquisadores coletaram amostras da cepa misteriosa que provocava um aumento rápido nos casos de covid-19 na África do Sul e sequenciaram o genoma. Quando compraram a estrutura do vírus com as dos outros casos, identificaram um número muito grande de mutações. Por causa disso, foi nomeada como uma nova variante.

A descoberta gerou um alerta global e a Organização Mundial da Saúde (OMS) logo confirmou a descoberta. Mais tarde, pesquisas e estudos complementares confirmaram que a variante Ômicron se tornou a cepa mais transmissível da covid-19 até então descoberta. Hoje, o cenário epidemiológico é dominado pelas subvariantes da cepa identificada pelo pesquisador brasileiro, como a BA.5 e a BQ.1.