Publicidade

Cérebro interpreta insulto da mesma forma que um tapa na cara, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Julho de 2022 às 09h39

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Segundo um artigo publicado na revista Frontiers in Communication, o cérebro interpreta um insulto da mesma forma que um tapa na cara. Para chegar a essa descoberta, pesquisadores usaram eletroencefalografia (EEG) e compararam o impacto.

Os autores do estudo destacam que a maneira exata pela qual o insulto podem entregar sua carga ofensiva e emocionalmente negativa ao cérebro no momento em que essas palavras estão sendo lidas ou ouvidas ainda não é bem compreendida, mas a ideia é que desvendar o impacto de um insulto pode ser importante para ​​se observar os detalhes do comportamento social.

Na prática, os cientistas tentaram examinar se o processamento de insultos verbais é menos sensível à repetição do que elogios e quais estágios cognitivos estariam envolvidos nessa adaptação. Com isso, 79 participantes foram orientadas a ler uma série de declarações repetidas que iam de elogios a insultos.

Continua após a publicidade

Os experimentos mostraram que, mesmo sem nenhuma interação humana real e com declarações vindas de pessoas fictícias, insultos verbais ainda podem atingir a pessoa, e continuam a fazer isso mesmo após repetições.

Insultos são como tapas na cara

O artigo descreve que os insultos são percebidos como pequenos tapas na cara, mas o estudo mostra apenas os efeitos dos insultos em um ambiente artificial.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, os resultados mostram uma maior sensibilidade do nosso cérebro a palavras negativas em comparação com palavras positivas: a descoberta foi que um insulto imediatamente captura a atenção do nosso cérebro, pois o significado emocional é recuperado da memória de longo prazo.

Fonte: Frontiers in Communication via Science Blog