Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este é o caso de covid-19 mais duradouro da história

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Outubro de 2021 às 11h50

Link copiado!

Fusion Medical Animation/Unsplash
Fusion Medical Animation/Unsplash

Se você já parou para se perguntar o período máximo que uma pessoa chegou a ficar com covid-19, a ciência já tem a resposta: 335 dias. Trata-se do caso de uma mulher de 47 anos dos EUA, que não foi identificada. A paciente foi hospitalizada pela primeira vez com a doença no National Institutes of Health em Bethesda, Maryland, em junho de 2020.

Depois de dez meses, durante os quais essa mulher apresentou sintomas leves ou nenhum sintoma, seus médicos descobriram que ela ainda estava com o teste positivo para o vírus. Acontece que a mulher ficou imunocomprometida após um tratamento bem-sucedido de câncer no sangue três anos antes, o que a deixou com baixos níveis de células B, responsáveis pela produção de anticorpos.

Continua após a publicidade

A paciente continuou com o teste positivo para o vírus, e os médicos pensaram que eram falsos positivos detectando fragmentos inofensivos do vírus deixados depois que a infecção foi eliminada. Quando a carga viral da mulher aumentou novamente em março deste ano, os médicos sequenciaram seu genoma e descobriram que era muito semelhante ao coronavírus que ela carregava dez meses antes, diferente de qualquer cepa que circulava na população em geral na época.

A mulher recebeu tratamento e finalmente eliminou a infecção em abril, 335 dias após o primeiro teste. As informações foram compartilhadas por meio de um estudo do National Institutes of Health.

Fonte: ScienceNews via Business Insider