Publicidade

Calculadora do Ministério da Saúde mostra quando tomar 4ª dose da vacina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Novembro de 2022 às 10h42

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato
FabrikaPhoto/Envato

Para descomplicar e responder dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde apresenta a calculadora virtual que indica quando tomar uma nova dose de reforço. Simples e intuitiva, a ferramenta pode ajudar quem ainda não sabe que pode receber uma dose extra do imunizante para o coronavírus SARS-CoV-2, como a terceira e quarta dose.

Apesar do sucesso do esquema primário (duas doses ou dose única) da vacinação contra a covid-19 no Brasil, as doses de reforço não são tão populares. Apenas 50% da população brasileira recebeu a primeira dose do reforço (terceira dose), segundo dados do Consórcio de veículos de imprensa.

Como funciona a calculadora da quarta dose da vacina da covid-19?

Continua após a publicidade

Para saber quando deve tomar a terceira ou a quarta dose da vacina contra a covid-19, a pessoa que for usar a calculadora do Ministério da Saúde precisará responder as seis seguintes perguntas:

De forma geral, a ferramenta indica que aqueles que têm entre 12 e 39 anos já podem tomar a terceira dose. Enquanto isso, os brasileiros com mais de 40 anos podem receber a quarta dose, com algumas exceções.

Continua após a publicidade

Atualizações da calculadora

Apesar da facilidade de uso da calculadora, a ferramenta ainda deverá ser atualizada. Isso porque não contempla bebês e crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades que já podem ser imunizados contra a covid-19 no Brasil.

Outro ponto é que a calculadora não considera o estado e a cidade em que a pessoa reside. Aqui, é importante destacar que existem diferenças regionais da vacinação da covid-19. Por exemplo, na cidade de São Paulo, todos com mais de 18 anos já podem receber a quarta dose do imunizante — o que difere da ferramenta.

Por fim, ainda não são considerados os casos de pessoas que podem tomar a quinta dose da vacina, liberada apenas para os imunossuprimidos. Alguns locais aplicam este reforço para os que têm mais de 40 anos. Em São Paulo, está autorizado para os que têm mais de 18 anos e imunossupressão.

Continua após a publicidade

Para saber quando está apto para receber a terceira ou a quarta dose da vacina, acesse a calculadora virtual do Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde e G1