Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Butantan recebe matéria-prima para produzir mais 5 milhões de doses da CoronaVac

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Abril de 2021 às 17h20

Link copiado!

Reprodução/ Governo de São Paulo
Reprodução/ Governo de São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (19), desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, mais um lote de matéria-prima para a produção da vacina CoronaVac contra a COVID-19, importado da China. Na ocasião, o Instituto Butantan recebeu um carregamento com 3 mil litros Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2, que permitirá o envase de mais 5 milhões de doses da fórmula.

“Estamos recebendo mais 3 mil litros dos insumos da vacina do Butantan que vieram de Pequim, na China, que serão transformados em 5 milhões de doses da vacina. Com isso vamos chegar a 46,4 milhões de doses da vacina. É São Paulo, é o Butantan ajudando a vacinar o Brasil”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria, durante o recebimento da matéria-prima da CoronaVac.

Continua após a publicidade

Enviado pela biofarmacêutica Sinovac, o novo lote chegou em um voo da companhia aérea Turkish Airlines, que saiu de Pequim na sexta-feira (16), fez escala em Istambul e em Dakar, até chegar em São Paulo nesta manhã por volta das 6h.

Mais doses da CoronaVac devem ser produzidas

Agora, o novo carregamento de IFA deve passar pelo envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo controle de qualidade. Somente depois, as doses da CoronaVac contra a COVID-19 serão enviadas e distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), liderado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a vacina representa cerca de 80% das doses aplicadas no país contra o agente infeccioso.

Continua após a publicidade

Na última semana o Butantan completou a entrega de 40,7 milhões de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde. Neste mês, já foram entregues 4,5 milhões de doses. Esse total de envios corresponde a 88,4% das 46 milhões de doses previstas até 30 de abril no primeiro contrato do instituto com a Saúde. Em março foram enviadas 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões.

Fonte: Governo de SP