Publicidade

Butantan detecta 36 variantes do coronavírus no estado de SP

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Agosto de 2021 às 19h04

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

O Instituto Butantan anunciou a detecção de nada menos que 36 variantes do coronavírus em circulação no estado de São Paulo. Três delas, inclusive, são inéditas.

O anúncio foi feito pela diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Vessoni, em evento realizado pelo ILP (Instituto do Legislativo Paulista) em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo). Na ocasião, a diretora deixou claro que a variante Gama ainda é a mais incidente em São Paulo, correspondendo a 85,34% dos casos, seguida pela Delta, com 3,68%.

Segundo a diretora, a variante Delta vem se espalhando com rapidez no estado, e já foi identificada em 13 das 17 divisões regionais de saúde. A porcentagem de infecções fica assim: 61,54% na Baixada Santista; 56,41% em São João de Boa Vista; e 43,31% na Grande São Paulo. Enquanto isso a incidência da variante Gama, a mais comum no Brasil, tem diminuído.

Continua após a publicidade

"Nós entendemos que juntar essas informações é necessário para que a gente consolide a importância da inserção da Delta dentro do Estado de São Paulo. O que significaria essa inserção em relação ao aumento de internações e uso de leitos", dissertou a diretora, na ocasião.

Variantes inéditas

Entre as variantes identificadas de forma inédita, estão a B.1.1621.1 (com um caso), a B.1.540 (cinco casos); e a AY.3 (três casos).  Essa presença de novas mutações do vírus no Estado preocupa os especialistas por conta da alta taxa de contágio de algumas cepas.

Continua após a publicidade

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo