Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil vive "apagão de números" em plena pandemia do coronavírus

Por| 09 de Novembro de 2020 às 20h45

Link copiado!

Viktor Forgacs/Unsplash
Viktor Forgacs/Unsplash

No domingo (8), o Ministério da Saúde notificou 10.554 novos casos da COVID-19, sendo 128 óbitos nas últimas 24h. A partir desses números do novo coronavírus (SARS-CoV-2), O Brasil acumula, oficialmente, 5.664.115 contaminados e 162.397 mortes desde a chegada do vírus. No entanto, a atualização não registra a real situação do país, já que não foram contabilizados os números de todos os estados brasileiros, a exemplo de São Paulo.

Especificamente em SP, a Secretaria de Estado da Saúde não atualiza os dados sobre o coronavírus na plataforma oficial do governo desde sexta-feira (6). Sobre esse atraso nas atualizações, o órgão alega dificuldade em fazer a extração diária dos dados de COVID-19 por problemas apresentados nos sistemas oficiais do próprio Ministério da Saúde. 

Continua após a publicidade

O estado do Amapá também não registrou atualizações diárias pelo quinto dia seguido, segundo levantamento do G1. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, a falta de energia elétrica causou um blecaute — ocorrido desde a noite de terça (3) e que ainda afeta cidades locais — e segue impossibilitando o fechamento do boletim sobre o coronavírus. 

Além disso, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal também não atualizaram seus dados no domingo. Inclusive, a plataforma online do Ministério da Saúde sobre a situação do coronavírus no país não é atualizada desde a última quarta-feria (4).

Por que dados da COVID-19 estão incompletos?

Continua após a publicidade

Em nota divulgada nesta sexta-feira (6), o ministério da Saúde informou que "está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do SUS, o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo (8)". A expectativa é que a situação seja normalizada nesta segunda-feira (9).

Uma possibilidade é que essa instabilidade possa ter relação com ação de hackers nas páginas do Ministério, já que na madrugada de sexta-feira (6), quatro sites da pasta foram desfigurados. Vale lembrar que isso aconteceu apenas um dia depois dos ataques que deixaram fora do ar diversos sistemas digitais do Governo Federal.

Para acessar a plataforma do Ministério da Saúde sobre a situação do coronavírus no país, clique aqui.


 
 

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil, Folha de São PauloG1 e Ministério da Saúde