Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil deve receber apenas 50 medicamentos para varíola dos macacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Agosto de 2022 às 14h56

Link copiado!

Gargantiopa/Envato Elements
Gargantiopa/Envato Elements

Na última segunda-feira (1), o Ministério da Saúde anunciou que receberia o antiviral tecovirimat para combater a varíola dos macacos. No entanto, nesta terça (2), o anúncio se complementa com a informação de que apenas 50 medicamentos foram doados pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

"O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento", escreveu Queiroga no Twitter, na segunda.

Até então, não havia detalhes a respeito da quantidade de medicamento a ser recebido. O ministro da saúde só acrescentou a informação durante uma entrevista à Folha de S. Paulo. Na ocasião, Queiroga disse que o antiviral tecovirimat poderia ser utilizado apenas em pacientes graves.

Continua após a publicidade

O fato é que o tecovirimat não foi aprovado para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e só pode ser utilizado sem essa aprovação sob emergência de saúde pública, como é o caso.

Na última sexta (29), a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil: um paciente de 41 anos que estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades. Por enquanto, o Ministério da Saúde segue investigando as circunstâncias da morte.

Vale lembrar que a Opas e a OMS (Organização Mundial da Saúde) devem doar ao Brasil 50 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos: 20 mil ainda neste mês de agosto e 30 mil em setembro. O imunizante deve ser aplicado principalmente em profissionais da saúde que lidam com materiais contaminados frequentemente.

Continua após a publicidade

Fonte: Folha de S. Paulo