Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Biohackers marginalizados usam tecnologia para criar uma medicina igualitária

Por| 27 de Janeiro de 2020 às 17h41

Link copiado!

Biohackers marginalizados usam tecnologia para criar uma medicina igualitária
Biohackers marginalizados usam tecnologia para criar uma medicina igualitária

Uma conferência biohacker voltada não para o visual, mas para a quebra de paradigmas da saúde. Essa foi a Please Try This at Home (PTTAH), um evento que aconteceu na cidade de Pittsburgh (EUA) em setembro, mas que só chegou ao conhecimento do público não-especializado com uma reportagem publicada pela Vice na última semana.

Ao invés de mostrarem suas últimas modificações corporais envolvendo LEDs e implantes para o armazenamento de arquivos, os biohackers que participaram do evento tinham apenas uma preocupação: tornar obsoletas as burocracias da biomedicina que fazem com que os pacientes muitas vezes sejam tratados como “coisas”.

Composto em sua maioria por Anarcotransumanistas, Xenofeministas e Ciborgues Queer, a Please Try This at Home significou que, durante uma semana, essas pessoas colocaram suas mentes para trabalhar em conjunto para tentar imaginar um sistema de saúde melhor do que o atual, que em diversos momentos existe apenas para ferir os corpos de pessoas que já estão marginalizadas pela sociedade.

Continua após a publicidade

Entre as ideias inovadoras apresentadas no evento estiveram a disseminação de uma nova forma para que pessoas trans obtivessem o estrogênio necessário para a transição de seus corpos, de uma forma que esse hormôio fosse sintetizado por outras pessoas trans, permitindo que aqueles que terminaram suas transições pudessem retroalimentar o sistema e ajudar outras pessoas que estão estão passando por este processo. Entendeu?

Abaixo, os participantes e organizadores explicam um pouco sobre o que rola no evento (ative as legendas).

Outra ideia levantada por um dos líderes do evento era um passo a passo explicando como ele conseguiu levar para casa um órgão que foi retirado de seu corpo durante uma cirurgia, dentro daqueles globos de neve. Ainda que num primeiro momento a ideia possa parecer estranha, o simbolismo dela é poderoso: já que muitas vezes essas pessoas marginalizadas pela sociedade não são tratadas como pessoas, mas sim como sacos ambulantes de órgãos descartáveis, a ideia de ter — literalmente — o controle sobre o que é feito com cada pedaço de seu corpo é algo por si só disruptivo.

Continua após a publicidade

Colocando o “punk” em Cyberpunk

Apesar de conferências de biohackers não serem algo novo, mesmo essas convenções sobre “quebra de paradigmas” se mostram incapazes de quebrar algumas barreiras sociais, e na maioria das vezes são compostas quase em sua totalidade por gente branca, de classe média e sem nenhum tipo de deficiência, que passam horas discutindo sobre implantes magnéticos em uma sala que não tem sequer um acesso para cadeira de rodas.

O objetivo da PTTAH é justamente fazer algo diferente disso: um evento com ênfase na acessibilidade e na inclusão, para que até mesmo pessoas que nunca foram em nenhum evento de biohacking possam se sentir confortáveis em participar. Outra diferença é que os responsáveis pelos assuntos que serão discutidos não são os organizadores do evento, mas sim os próprios participantes, o que garante uma maior diversidade entre os temas.

Continua após a publicidade

O motivo principal para o evento é achar uma alternativa ao sistema de saúde a que essas pessoas estão sujeitas. É uma realidade aceita por todos que o sistema de saúde dos Estados Unidos é extremamente falho (tanto que nas últimas três eleições presidenciais a reforma do sistema de saúde americano foi um dos principais tópicos de campanha), e é ainda mais falho para as pessoas que já são marginalizadas pela sociedade, como negros, transgêneros e pessoas com qualquer tipo de deficiência. É esse sentimento de desconfiança com o status quo da medicina que faz com que muitas vezes as pessoas trans criem comunidades autônomas auto-centradas, pois há um sentimento disseminado de que eles não devem confiar em ninguém que não pertença ao grupo.

E é esse sentimento de desconfiança que também está por trás da criação da PTTAH. Em seu segundo ano de existência, o evento tenta focar em discutir o tipo de mudança que essas pessoas querem ver no mundo, numa tentativa de se criar comunidades auto-centradas que também possam fornecer as necessidades médicas dessas pessoas, além de se discutir a importância de se efetuar discussões sobre o sistema de saúde fora dos meios acadêmicos e dos hospitais.

Mais do que uma “inovação pela inovação” dos eventos tradicionais de biohacking, a inovação buscada aqui é a da necessidade de sobrevivência: afinal, de que adianta discutir sobre implantes magnéticos que transformam o seu braço em uma espécie de HD externo se pessoas estão morrendo porque não possuem dinheiro suficiente para comprar a insulina que é vendida a preços exorbitantes? E, quando pessoas que são marginalizadas podem se sentir a vontade para discutir temas sobre os quais elas normalmente são excluídas da conversa, esse historicamente é o primeiro passo para o surgimento daquele tipo de inovação que revoluciona o mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: Vice