Publicidade

Beber água ativa o mesmo mecanismo de prazer despertado pelo sexo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Julho de 2022 às 12h30

Link copiado!

engajar akyurt/unsplash
engajar akyurt/unsplash

Beber água pode estimular o mesmo mecanismo de prazer que o cérebro ativa durante o sexo. As informações vêm de um estudo publicado na revista científica Nature, no último dia 13. A prática libera dopamina, um dos nossos neurotransmissores.

Em entrevista anterior ao Canaltech, o Dr. Fabio Porto, neurologista comportamental do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou que a dopamina é produzida numa região chamada substância negra, que fica no tronco cerebral, mais especificamente no mesencéfalo (uma estrutura responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo).

O neurologista ainda apontou, na ocasião, que a dopamina está relacionada diretamente com a questão motora e com o processamento de recompensa. "A falta de dopamina muitas vezes causa apatia, a pessoa não consegue sentir prazer, ou em situações de muito estímulo dopaminérgico, a pessoa fica viciada, tem dificuldade de controlar impulsos", declarou o especialista.

Continua após a publicidade

Com isso, o estudo recente descobriu que o cérebro libera dopamina em resposta à hidratação. Para chegar à descoberta, os pesquisadores deixaram camundongos com sede e usaram uma tecnologia para monitorar as ondas que vinham da área tegmental ventral (VTA) no cérebro, um meio de medir quanta dopamina está sendo produzida.

Logo, o artigo descreve que os níveis de produção de dopamina aumentaram assim que os camundongos começaram a beber água, e cerca de dez minutos depois da ingestão do líquido, os níveis de dopamina aumentaram novamente.

Depois disso, os pesquisadores testaram o mesmo experimento, dessa vez com água salgada, o que levou a um aumento na dopamina consideravelmente menor. A teoria por trás desse efeito é que o sal tem potencial desidratante.

Na ocasião, os cientistas ainda colocaram os camundongos diante de recipientes de cores diferentes. De acordo com a cor escolhida, inseriam (ou não) uma quantidade de sal no intestino dos animais. Com o tempo, os camundongos preferiam beber água que não estava associada a uma injeção de sal. Isso tudo para afirmar que a produção de dopamina ajuda a aprender qual líquido beber.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature via Medical Xpress