Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bactéria legionella é causa de pneumonia misteriosa que já matou 6 na Argentina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Setembro de 2022 às 10h42

Link copiado!

Arek Socha/Pixabay
Arek Socha/Pixabay

Na última semana, a Argentina confirmou casos de um tipo misterioso de pneumonia que afeta os dois pulmões (bilateral) e é considerada grave. Na noite de domingo (4), as autoridades de saúde anunciaram que a condição é causada por uma bactéria do gênero Legionella. O número de mortes foi atualizado para seis.

Na Argentina, todos os casos de pneumonia causada pela bactéria legionella estão concentrados em uma única região, a província de Tucumán. Em comum, todos os infectados passaram por uma mesma clínica de saúde. Inclusive, parte dos 11 infectados é composta por funcionários do local.

Continua após a publicidade

No domingo, o Ministério da Saúde de Tucumán confirmou dois novos óbitos, sendo o primeiro de um homem de 81 anos e o segundo era de outro homem, de 64 anos. Ambos os casos foram relacionados à legionella.

Diante dos casos da pneumonia de causa desconhecido, uma equipe da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) — parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) — foi escalada para acompanhar as investigações. Naquele momento, testes já descartavam a covid-19 e a gripe — influenza A e B.

Legionella e a pneumonia misteriosa

Vale explicar que a bactéria legionella pode ser encontrada em ambientes com água doce, como rios e lagos, na natureza. No entanto, pode ser disseminada através de tubulações de água ou ainda de dutos de ar-condicionado, explicou Carla Vizzotti, ministra da Saúde Nacional.

Continua após a publicidade

No momento, o segundo caso de transmissão prece ser o mais provável, considerando que todos os pacientes que tiveram a pneumonia misteriosa passaram pela mesma clínica. Por outro lado, a doença não é transmitida diretamente entre pessoas.

Quando infecta o paciente, a bactéria provoca a doença legionária, marcada por febre e infecção pulmonar aguda. O quadro raro tende a ser grave, especialmente para pessoas mais velhas ou com comorbidades.

Para a prevenção, a água para consumo humano deve ter passado pelo tratamento de limpeza adequado e os tanques e sistemas de uso da água devem ser limpos regularmente. Também é importante realizar análises regulares nos sistemas, o que evita o crescimento de bactérias potencialmente mortais, como a legionella.

Fonte: Página 12