Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avião com 2 mi de doses da Janssen chega ao Brasil; restante vem sábado (26)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Junho de 2021 às 10h47

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

Nesta sexta-feira (25), o avião com 2,05 milhões de doses da vacina da Janssen contra a COVID-19 finalmente chegou ao Brasil. Trata-se de uma doação feita pelos EUA, que contempla, ao todo, 3 milhões de doses, mas outras 942 mil estão previstas para chegar na manhã deste sábado (26).

A ideia, anunciada pelo próprio Ministério da Saúde, era que as 3 milhões de doses viessem no mesmo voo, mas o lote precisou ser fracionado por conta do peso. Na última terça-feira (22), o Brasil já tinha recebido o primeiro lote com 1,5 milhão de vacinas da Janssen contra o coronavírus SARS-CoV-2, mas o lote foi comprado pelo governo.

Essas 3 milhões de doses fazem parte de uma doação direta, que não envolve o consórcio COVAX Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua após a publicidade

Vale apontar que a vacina da Janssen (do grupo Johnson & Johnson) é aplicada em dose única. Ou seja: as 3 milhões de doses significam a imunização completa de 3 milhões de pessoas. O imunizante pode ser armazenado por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2 °C a 8 °C, equivalente a geladeiras normais.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil. Isso aconteceu, mais precisamente, em 31 de março deste ano. A doação das 3 milhões de doses ao Brasil é a maior já feita pelo governo americano a qualquer país até agora.

Vacinas da Pfizer também chegaram

Continua após a publicidade

Na noite de quinta (25), um avião com 936 mil doses da vacina da Pfizer aterrissou no Brasil. É a segunda das três remessas previstas na semana, totalizando o envio de 2,4 milhões de doses ao país em três voos. A farmacêutica já anunciou outra remessa de 936 mil doses para o próximo domingo (27). Esses envios fazem parte do acordo da empresa com o Ministério da Saúde.

Fonte: G1 (1, 2, 3)