Publicidade

Argentina registra 1º caso misterioso de hepatite em criança de 8 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Maio de 2022 às 12h54

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato Elements
LightFieldStudios/Envato Elements

As autoridades de saúde da Argentina confirmaram, nesta quinta-feira (5), o primeiro caso misterioso de hepatite em crianças no país. O paciente é um menino de 8 anos, diagnosticado com a inflamação de origem desconhecida no fígado. Este é também o primeiro caso registrado da condição na América Latina.

Em nota, o Ministério da Saúde da Argentina não detalhou o estado de saúde da criança e nem comentou se o paciente precisará passar por transplante de fígado, como alguns indivíduos que já sofreram com esta inflamação de origem desconhecida. Sabe-se apenas que o menino está internado no Hospital das Crianças da cidade de Rosario, na província de Santa Fé.

Continua após a publicidade

O que causa este quadro de hepatite aguda grave ainda é um mistério para a ciência. Nos pacientes, a doença — muito provavelmente, de origem viral — pode provocar uma série de problemas de saúde e, em casos mais graves, pode desencadear a necessidade de transplante de fígado e até a morte.

"Uma das principais hipóteses é que seja um adenovírus, que é um grupo de vírus comuns transmitidos de pessoa para pessoa causando sintomas respiratórios, vômitos e diarreia em crianças", explica a Organização Mundial da Saúde, em comunicado.

Casos da hepatite misteriosa no mundo

Na última terça-feira (3), a OMS contabilizava mais de 200 casos misteriosos de hepatite em crianças, sendo que a maioria deles estava localizado no Reino Unido. No total, mais de 20 países já notificaram quadros da condição.

Continua após a publicidade

Até então, os Estados Unidos eram o único país das Américas a registrar casos da hepatite aguda grave. Por lá, foram identificados nove casos em crianças entre 1 e 6 anos, sendo que um óbito está em análise.

E o Brasil?

Por enquanto, o Ministério da Saúde não identificou nenhum caso da hepatite misteriosa em crianças no Brasil. Também não existem pacientes em investigação no momento.

Sintomas da doença nas crianças

Continua após a publicidade

"O que sabemos é que os vírus comuns que causam hepatite viral aguda [A, B e C] não foram detectados nesses pacientes", explica a OMS. Neste cenário, entra a hipótese da inflamação no fígado ser causada por um adenovírus ainda desconhecido.

Além disso, a organização lembrar que esta não é uma "doença comum". De forma geral, "os pais devem ficar atentos aos sintomas da hepatite, que são diarreia, vômito, dor abdominal e icterícia de início agudo — onde a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas — em crianças menores", orienta. Além disso, a maioria das crianças não tem febre.

Fonte: Governo da Argentina e OMS