Publicidade

Apple promove Dia Mundial de Luta contra à AIDS para conscientização e respeito

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Dezembro de 2022 às 09h51

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Apple)
(Imagem: Reprodução/Apple)
Tudo sobre Apple

O dia 1° de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Luta Contra à AIDS e a Apple é conhecida como uma das empresas que mais promovem conscientização entre as grandes fabricantes globais graças à parceria de 16 anos com a organização (RED). Em 2022, a Maçã destaca resultados do esforço global no combate à AIDS e a luta por conscientização e respeito.

Além de promover os já conhecidos produtos e acessórios vermelhos (PRODUCT)RED — incluindo iPhone 14, Apple Watch Series 8, fones de ouvido Beats e chaveiros Airtag —, a Apple ressalta que seus cliantes ajudaram a arredar mais de US$ 270 milhões para combater a AIDS, "disponibilizando prevenção, teste, orientação e tratamento nas comunidades mais necessitadas."

Continua após a publicidade

A fabricante destaca que, desde de 2006, com o início da parceria com a (RED), mais de 11 milhões de pessoas tiveram acesso a serviços de cuidado e suporte, mais de 197 milhões de testes de HIV foram distribuídos na África Subsaariana e mais de 5 milhões de mães HIV-positivas ajudaram a prevenir a transmissão para seus bebês.

O Fundo Global leva prevenção, testes, orientação, serviços de saúde sexual reprodutiva e programas de tratamento para mulheres e meninas dentro de "uma abordagem cíclica", explica Luisa Engel, gerente da equipe de estratégia e impacto da (RED).

"Precisamos começar do princípio, garantindo que toda gestante tenha acesso a testes de HIV e, se necessário, a tratamento e orientação durante a gravidez, parto e amamentação", destaca, reforçando que o acesso à educação deve ser continuado e que serviços de prevenção durante adolescência e idade adulta devem ser mantidos.

Testagem, prevenção e conscientização

Continua após a publicidade

Em discurso nesta quinta-feira (1), o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que "todas as pessoas têm o direito ao respeito e à inclusão" e que países precisam implementar melhores leis, políticas e práticas para combater o estigma e exclusão de pessoas com HIV.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) estimam que 38,4 milhões de pessoas convivam com o virus do HIV em todo o mundo, mas que cerca de 5,9 milhões desconheçam estarem contaminadas.

Continua após a publicidade

O grande número estaria relacionado ao medo de realizar o teste do HIV, mas é necessário reconhecer que quanto mais cedo o diagnóstico, mas rápido é o tratamento para eliminá-lo do corpo.

E embora os níveis de infecção sejam mais altos em determinados grupos, sabemos que qualquer pessoa, independente de sexualidade, raça e classe social, pode contrair o vírus do HIV e desenvolver a AIDS caso não realize o tratamento a tempo.

Por isso o uso de preservativos e da PrEP (Profilaxia Pós-Exposição) são essenciais no combate à doença e para prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis.