Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa viaja para os EUA para se reunir com FDA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Maio de 2022 às 14h20

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde segunda-feira (16), membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão nos Estados Unidos, em missão diplomática. A viagem é parte das iniciativas da agência para manter o diálogo com outros países e procura incentivar parcerias internacionais.

Para ser mais específico, a ida para Washington busca firmar "ações de vigilância e resposta às emergências em saúde, inclusive com a possibilidade de ações de cooperação junto a outros países", explica a Anvisa. Os encontros também discutem "temas relativos à importação de medicamentos e vacinas estratégicos para o Brasil".

Continua após a publicidade

Estas medidas de cooperação entre países e entidades internacionais são importantes em casos de pandemia, como a da covid-19, onde a colaboração é fator fundamental para reduzir a gravidade da situação e construir novas soluções. Além disso, podem impedir que outros vírus ou agentes infecciosos se disseminem por todo o mundo, através de uma vigilância ativa.

Vale explicar que a viagem é um convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Esta é a agência internacional especializada em saúde pública das Américas, que atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parceria entre a Anvisa e a FDA

Além das atividades que envolvem a Opas, os agentes da Anvisa também irão se reunir com autoridades da Food and Drug Administration (FDA). Ambas têm funções semelhantes em seus países de origem, por exemplo, na questão de regularem o uso de remédios e vacinas.

Continua após a publicidade

"A cooperação entre a Anvisa e a FDA engloba todos os temas em que ambas as agências atuam, com fluido e permanente intercâmbio de informações técnicas. As autoridades participam dos principais fóruns internacionais relacionados a produtos sujeitos à vigilância sanitária", explica.

Inclusive, desde 2020, a Anvisa participa do Projeto Orbis, coordenado pela FDA. O objetivo da iniciativa é agilizar o registro e o acesso a medicamentos oncológicos, através de análises conjuntas entre as agências internacionais de saúde.

Fonte: Anvisa (1) e (2)