Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa estende prazo de validade da vacina da AstraZeneca

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Agosto de 2021 às 11h30

Link copiado!

Hakan Nural / Unsplash
Hakan Nural / Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estendeu o prazo de vaidade da Covishield, vacina contra COVID-19 produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Agora, a validade fica em nove meses. Antes, esse prazo era de seis meses.

O imunizante, que é produzido pelo laboratório Serum, da Índia, e importado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), teve seu prazo de validade estendido sob algumas circunstâncias, como  armazenamento em temperaturas de 2 °C a 8 °C. Vale apontar que essa mudança no prazo de validade foi solicitada pela Fiocruz.

Além disso, segundo a Anvisa, essa permissão também foi concedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir da autorização do órgão regulador da Índia (CDL, na sigla em inglês).

Continua após a publicidade

Basicamente, o CDL analisou dados do Instituto Serum sobre a estabilidade e a possibilidade de uso da vacina com lotes clínicos armazenados por até nove meses.

A Covishield é uma vacina que utiliza um vírus inativado, o adenovírus, como vetor de parte do material genético do SARS-CoV-2, que produz a proteína que gera a resposta imune. A eficácia da vacina foi de 70,4%. Isso significa que uma pessoa vacinada possui 70,4% menos chances de contrair a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, comparado a uma pessoa que não recebe a vacina. Mais informações sobre o imunizante podem ser encontradas aqui

Fonte: Agência Brasil