Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa aprova IFA da Fiocruz e Brasil ganha 1ª vacina 100% nacional contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Janeiro de 2022 às 15h26

Link copiado!

_Tempus_/Envato Elements
_Tempus_/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), o uso do insumo farmacêutico ativo (IFA) produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A partir da decisão inédita, o Brasil poderá produzir, de forma 100% nacional, doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19.

Vale destacar que a transferência de tecnologia entra a Fiocruz e a AstraZeneca ocorreu em tempo recorde — somando aproximadamente um ano — e está oficialmente concluído com a decisão da Anvisa. Fora do contexto da pandemia da covid-19, esse processo costuma levar cerca de 10 anos.

Continua após a publicidade

Análise do IFA pela Anvisa

Para aprovar o IFA da Fiocruz, a Anvisa avaliou os estudos de comparabilidade. "Esses estudos demonstram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada", explica a agência em nota.

Em outras palavras, as vacinas produzidas com o IFA de Bio-Manguinhos/Fiocruz possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade daquelas processadas com o ingrediente importado da AstraZeneca. Além disso, ambas seguem as mesmas etapas do processo produtivo e metodologias analíticas exigidas.

Em maio de 2021, a Anvisa já havia concedido a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, o que garantia a autorização de operação da fábrica do IFA. Agora, em breve, as primeiras doses devem chegar aos braços dos brasileiros.

Continua após a publicidade

Vacina 100% nacional

"É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a covid-19, produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz", afirma a presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, em comunicado.

"A pandemia de covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas", lembra Lima. Isso porque, em alguns momentos da campanha de imunização, faltaram doses pelos problemas de importação do IFA. Isso ocorreu também com a produção de doses da CoronaVac pelo Instituo Butantan.

Continua após a publicidade

"Com essa aprovação hoje pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde [SUS] para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo", completa a presidente da Fiocruz.

Fonte: Anvisa e Fiocruz