Publicidade

Anvisa analisa pedido de uso de nova vacina de dose única contra covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2021 às 09h23

Link copiado!

Ckstockphoto/Envato Elements
Ckstockphoto/Envato Elements

Na segunda-feira (8), a agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um novo pedido de uso emergencial da vacina Convidecia — desenvolvida e fabricada pelo laboratório chinês CanSino — contra a covid-19. Com aplicação de dose única, o imunizante é representado, no Brasil, pelo laboratório Biomm.

De acordo com a Anvisa, a triagem inicial sobre os dados de segurança e eficácia da vacina da CanSino contra a covid-19 deverá ser concluída na quinta-feira (11). Nesse período, são verificados se todos os documentos necessários estão disponíveis. Caso faltem informações, a agência poderá solicitar dados adicionais antes do início das análises.

Continua após a publicidade

Com os documentos completos, o prazo de análise previsto na legislação é de sete dias úteis, segundo a Anvisa. No entanto, esse prazo não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pelos agentes do órgão regulador.

Vale lembrar que, em maio deste ano, outra empresa chegou a pedir o uso emergencial da vacina de dose única da CanSino no país, mas "o processo foi posteriormente encerrado pela Anvisa devido ao rompimento da relação comercial entre o laboratório chinês e a então representante no Brasil".

Vacina de dose única da CanSino contra a covid-19

O imunizante da CanSino contra a covid-19 é aplicado em dose única e produzido a partir de um adenovírus humano não replicante. Essa tecnologia usa um vetor viral, editado geneticamente para conter partes do vírus da COVID-19, e promover a imunidade contra a doença. No combate à pandemia, a vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca) adota a mesma técnica.

Continua após a publicidade

No mundo, a Convidecia já é adotada na proteção contra a covid-19. Por exemplo, o uso está aprovado na Argentina, Chile, China, Equador, Hungria, Malásia, México e Paquistão.

Fonte: Anvisa