Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amapá registra morte de crianças por sarampo pela primeira vez em 20 anos

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Maio de 2021 às 17h20

Link copiado!

Centers for Disease Control and Prevention (Source)/Rawpixel
Centers for Disease Control and Prevention (Source)/Rawpixel

Há cerca de 20 anos, o Amapá não registrava mortes por sarampo. Mas a situação mudou: o estado confirmou a morte de duas crianças. Uma delas aconteceu na capital, Macapá, e a outra no município de Pedra Branca do Amapari.

As crianças não tinham tomado a vacina ainda, uma vez que a imunização começa apenas aos 6 meses. A criança de Pedra Branca do Amapari era indígena e vivia em uma aldeia. Quem confirmou os diagnósticos foi a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

A situação do Amapá com a doença é complicada, porque o estado conta com 80% dos casos do país em 2021. Só entre os meses de janeiro e maio, 320 casos de sarampo foram registrados no estado em questão. No entanto, segundo o governo, há um plano de ação para combater o surto da doença nos municípios, com direito a reforço da vigilância, campanhas de conscientização da população e promoção da vacinação.

Mas o governo declara uma preocupação: a imunização em relação à população é baixa, especialmente se considerada a situação de surto. O Ministério da Saúde relata 8.448 casos da doença 2020 no Brasil, com dez mortes por sarampo. Em 2016, o país chegou a ficar livre do sarampo, mas isso deixou de acontecer em meados de 2019.

Fonte: Agência Brasil