VirtualLink anuncia padrão de cabo único para headsets de realidade virtual

Por Redação | 18 de Julho de 2018 às 10h14

O VirtualLink, um consórcio de empresas formado pela Microsoft, Nvidia, Valve, Oculus e AMD, anunciou nesta terça-feira (17) um padrão de conexão para headsets de realidade virtual, reduzindo a necessidade de cabos para apenas um cabo USB-C. A novidade é um grande passo no sentido de otimizar tanto o sistema de entradas USB quanto HDMI, utilizados para conectar os dispositivos ao PC.

O intuito é unificar a conexão de todos os gadgets não só para reduzir a bagunça de cabos como também tornar mais acessível a realidade virtual em PCs, que no momento só está disponível para usuários com equipamentos que comportam diversos conectores.

O novo padrão também irá viabilizar a realidade virtual em dispositivos como notebooks e tablets. O padrão proposto pelo VirtualLink se conecta com headsets de realidade virtual usando simultaneamente quatro faixas de DisplayPort HBR3, um canal de dados USB 3.1 para câmeras e sensores de alta resolução, e até 27 watts de potência. Ainda não há previsão de disponibilidade da versão 1.0 no mercado.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.