Publicidade

Vai faltar parceiro para corridas? Estes óculos de RA criam um para você

Por| 10 de Julho de 2020 às 20h00

Link copiado!

Ghost Pacer
Ghost Pacer

A essa altura todo mundo está bastante ciente sobre muitas mudanças em nosso comportamento, mesmo após o controle da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). No “novo normal”, o mínimo contato físico e o distanciamento social devem permanecer nos hábitos diários por um bom tempo. Assim, várias atividades em conjunto, como uma simples caminhada ao lado de um amigo, podem ficar para trás durante algum tempo. Eis que estudantes norte-americanos encontraram uma forma de usar óculos de realidade aumentada (RA) para criar um “parceiro” para o treinamento de corridas.

A presença de um “competidor”, uma pessoa conhecida que possa forçar seu desempenho, é, inegavelmente entre instrutores de modalidades físicas, uma forma de estabelecer e superar metas e, claro, aprimorar sua capacidade. Foi pensando nisso que um grupo de recém-formados da Lakeside High School, a mesma escola que Bill Gates frequentou em Seattle, idealizaram uma maneira de corredores utilizarem a tecnologia para criar o “parceiro ideal”, pelo menos para o momento em que vivemos.

Continua após a publicidade

"Nada é um substituto perfeito para concorrer com outra pessoa. Mas correr contra um avatar holográfico com o qual você pode treinar em qualquer lugar a qualquer momento é a melhor próxima coisa que teremos", diz o CEO do Ghost Pacer, AbdurRahman Bhatti, ex-corredor de cross-country nos Estados Unidos.

O Ghost Pacer é um novo conjunto de óculos de RA projetado especificamente para corredores. Com um sistema óptico patenteado, pesa apenas 90 gramas e tem poder de processamento suficiente para um avatar realista no espaço tridimensional. A integração com o aplicativo de fitness Strava permite aos usuários correr contra atletas virtuais que replicam os caminhos e a velocidade de amigos e exercícios anteriores, permitindo que os atletas possam “correr juntos”, mesmo separados.

Ideia veio da necessidade e deve ajudar mesmo após pandemia

A ideia para o gadget surgiu quando Bhatti treinava sozinho para uma próxima temporada de cross-country e estava frustrado por não ter conseguido atingir o tempo desejado ao longo de seus trajetos. Ele notou que o treinamento era muito mais eficaz enquanto corria com outras pessoas. Como o alinhamento de horários com outras pessoas se mostrou quase impossível, a RA apareceu como um caminho para a solução, já que ela permite criar um avatar que pode ser executado em qualquer lugar e a todo momento.

Continua após a publicidade

Nos últimos três anos, Bhatti e Jensen Turner, CTO da empresa, trabalharam com uma equipe de especialistas em tecnologia e condicionamento físico, ao lado de uma equipe formada pelos colegas de escola, para criar Ghost Pacer. O aparelho conta com integração com dispositivos que medem o batimento cardíaco, a exemplo do Apple Watch, e possui um ângulo de visão de 40 graus, com bateria de 800 mAh e autonomia 6 horas — as especificações de hardware não são reveladas pela companhia. O produto também é resistente à poeira e pingos d’água.

Como a ausência de parceiros para corrida é algo que já acontecia frequentemente com atletas e corredores ocasionais antes da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a expectativa dos cientistas do ensino médio é que o Ghost Pacer seja um sucesso mesmo após a reaproximação das pessoas. "Este é um produto de condicionamento físico que implementa realidade mista, a fim de adicionar um impulso competitivo a cada treino. Gostamos de pensar no Ghost Pacer como algo construído por corredores, para corredores", destaca Bhatti.

Fonte: PRNewswire