Publicidade

Novo app da TeamViewer usa Realidade Aumentada para ajudar em tarefas cotidianas

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Maio de 2021 às 16h10

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre TeamViewer

Tecnologia que traz elementos virtuais para o mundo cotidiano, a Realidade Aumentada é parte central do lifeAR, novo lançamento da equipe responsável pelo TeamViewer. O aplicativo, que chega nesta segunda-feira (24) ao Android e ao iOS, permite adicionar elementos interativos a chamadas por vídeo para ajudar na solução de problemas simples e questões cotidianas, que vão da escolha de uma roupa até dúvidas sobre tarefas domésticas.

Usando a câmera de seu smartphone, o app permite a adição em tempo real de elementos como emojis, anotações de texto e desenhos feitos à mão livre, entre outros. Durante chamadas por vídeo que comportam até seis pessoas simultâneas, os participantes são livres para adicionar os elementos que acreditam serem mais úteis para o contexto — você pode, por exemplo, pedir que um grupo de amigos escolha qual modelo de tênis você deveria escolher para provar durante uma compra.

Continua após a publicidade

Também é possível fazer o uso offline do lifeAR, que se transforma em uma ferramenta interativa para a criação de tutoriais. Você pode usar números para demonstrar como instalar um novo aparelho, por exemplo, a partir de um sistema de códigos de cores para destacar elementos importantes e complementar as informações que estão sendo transmitidas por voz e vídeo.

Compartilhando conhecimentos

“Nosso objetivo era desenvolver um produto que permitisse às pessoas ajudar umas às outras nos mais variados cenários e desafios diários da vida cotidiana, seja para resolução de problemas, compartilhamento de conhecimento, tomada de decisões ou para interação social baseada em RA”, explica Hendrik Witter, CPO da TeamViewer. Todas as sessões do aplicativo podem ser configuradas para ficarem armazenadas na memória de seu dispositivo, e há como pausá-las para registar capturas de tela de um momento específico.

Todas as anotações feitas pelo lifeAR são anexadas permanentemente a objetos da vida real, então, o usuário não precisa se preocupar em perdê-las caso movimente muito o dispositivo usado. Já disponível para download gratuitamente, o aplicativo trabalha somente com a câmera traseira de seu aparelho e exige o cadastro de um número de telefone válido e de data de nascimento para poder ser usado.