Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai usar realidade aumentada no Chrome

Por| 24 de Janeiro de 2018 às 13h02

Link copiado!

Google vai usar realidade aumentada no Chrome
Google vai usar realidade aumentada no Chrome
Tudo sobre Google

A Google revelou nesta quarta-feira (24) seu projeto de realidade aumentada para o Chrome. A iniciativa, ainda em fase de protótipo e testes, permite que objetos tridimensionais sejam incorporados a sites e serviços, podendo ser visualizados por usuários de smartphones e tablets, que poderão colocá-los no mundo real e realizar interações por meio da câmera.

A ideia é permitir que organizações de mídia, designers, projetos educacionais e, basicamente, qualquer interessado na tecnologia possam criar elementos 3D para utilização em aplicações web, sem que seja necessária a instalação de aplicativos ou soluções próprias. Tudo vai funcionar a partir do próprio navegador, inclusive em sua versão desktop, onde os modelos poderão ser visualizados sem, claro, a parte da realidade aumentada, que depende de uma câmera e da movimentação que existem somente no mundo mobile.

Ao anunciar a iniciativa, a Google exibiu o Article, o visualizador de objetos tridimensionais que é o centro da tecnologia. Em um PC, por exemplo, é possível dar zoom, girá-los ou clicar, caso eles possuam elementos interativos. Já no mundo real, por meio de um celular, o artigo em questão “ganha vida”, podendo ser posicionado no mundo e em tamanho real.

No exemplo, a Google utilizou um artigo sobre a viagem do homem à Lua e mostrou como a figura de um astronauta poderia ser colocada em plena sala de aula para que os alunos a observassem. Efeitos de sombra e iluminação, aplicados de forma automática, fazem com que o modelo se torne mais verossímil e, dadas as devidas proporções, garantem que ele pareça pertencer ao local onde está.

Continua após a publicidade

Além disso, também faz parte do projeto um sistema capaz de reconhecer superfícies e obstáculos, que também poderão ser usados para mais aplicações de realidade aumentada. O exemplo exibido pela Google não se movimenta, mas isso é plenamente possível, com os objetos, inclusive, sendo capazes de lidar com mesas, paredes e outros artigos que estejam espalhados por uma sala, por exemplo.

Por trás de tudo isso está uma plataforma baseada em WebGL que garante alta eficiência energética e também trabalha para otimizar os modelos, algo essencial, pois estamos falando de aplicações em aparelhos móveis. O sistema é capaz de reduzir a quantidade de polígonos presentes em um objeto tridimensional, controlar a iluminação, usando-a somente da maneira necessária, e reduzir a resolução de sombras e elementos que não estão à vista para diminuir a quantidade de processamento necessário.

De acordo com a gigante, o visualizador Article é apenas a primeira etapa de um projeto bem maior e ambicioso que prevê não apenas a aplicação da realidade aumentada na web, mas também sua popularização. No futuro não muito distante, a Google espera ver aplicações no mercado de varejo, entretenimento e outros setores.

Por enquanto, porém, a plataforma está disponível apenas para desenvolvedores e ainda não pode ser utilizada na prática. A companhia não deu uma data lançamento dos recursos, mas já dá acesso às ferramentas para os interessados em começar a trabalhar com ela.

Continua após a publicidade

Fonte: Google