Publicidade

Google libera código de software do Cardboard após abandonar Daydream

Por| 10 de Novembro de 2019 às 22h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Depois de descontinuar o Daydream View, seu headset de realidade virtual, o Google agora está liberando para código aberto o software do Cardboard. Este é aquele sistema da empresa para criar óculos com efeitos em realidade virtual usando papelão, lentes e um smartphone.

A companhia já tinha liberado o esquema para que se pudesse fazer um cardboad em casa, usando os materiais domésticos. Contudo, agora ela também liberou o programa usado para que todo o sistema funcione. Ou seja, outros interessados podem desenvolver seus próprios projetos com base na versão inicial do Google.

Segundo a empresa, foram vendidos já mais de 15 milhões de Cardboards desde o lançamento em 2014, mas a utilização vinha sendo reduzida. O “abandono” da proposta mostra que a onda dos headsets com smartphones pode ter passado, dando mais força para projetos com aparelhos de hardwares próprios. A própria Oculus, comprada pelo Facebook, tirou de linha o Gear VR, sendo que o Google acabou com o projeto do Daydream.

Além de abrir o código do Cardboard, a empresa também informou que vai adicionar novidades, sem especificar o que seriam. Uma das expectativas seria a de adicionar um kit de desenvolvimento em Unity ao projeto, mas isso ainda não foi confirmado. O material está disponível em uma documentação de desenvolvimento no site do Google e também no GitHub.

Continua após a publicidade

Fonte: Daydream