Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook lança ferramenta para criar avatar VR com expressões mais realistas

Por| 04 de Abril de 2019 às 13h50

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook está cada vez mais próximo de montar uma versão virtual de seus usuários. A empresa lançou uma atualização para o Oculus Avatars, software de seus headsets de realidade virtual voltado para criar uma boneco digital de si mesmo. Agora, o programa consegue criar expressões mais amplas e tentar fazer com que os bonecos se pareçam mais humanos.

Em post na página da Oculus, a empresa explica que o sistema se chama Expressive Avatars, voltado a fazer a simulação captada pelo headset. Ele cria um avatar com movimentos de olhos e bocas simulados para que as pessoas tenham uma relação mais próxima entre si no universo virtual.

Para isso, o time desenvolveu um algoritmo que busca repetir de forma mais perfeita possível como o ser humano fala, olha e interage com objetos. O grande desafio, segundo o post, é fazer isso tudo sem câmeras.

Continua após a publicidade

“O Expressive Avatars não registra o movimento de seus olhos ou do rosto com câmeras, ele apenas simula tudo baseado em modelos sofisticados. O time da Oculus conseguiu codificar estes modelos de comportamento para realidade virtual e, então, teve o divertido trabalho de refinar os movimentos para fazer interações que sejam mais parecidas com as reais”, explica o comunicado da empresa.

Isso quer dizer que o sistema não é capaz de pegar todos os seus movimentos e expressões para transformar em uma versão virtual sua. Ele faz uma sequência de reações baseadas em modelos de comportamento.

O Oculus Avatars foi lançado em dezembro do ano passado como o hub social onde as pessoas podiam montar seus bonecos para ser a representação de interações entre eles. O que o Facebook percebeu, contudo, é que as interações precisavam ser mais humanas para que as pessoas passassem a usar a plataforma. Por conta disso, começou o desenvolvimento do Expressive Avatars.

Continua após a publicidade

Para testar a ferramenta, os usuários do Oculus Go ou Rift podem usar seus bonecos na home do sistema operacional de ambos os aparelhos. A empresa também informou que alguns apps terceirizados vão poder usar os avatares dentro de suas plataformas. O sistema passará a ser compatível nas próximas semanas com o Poker Stars VR, Tribe XR DJ e Epic Rollercoaster.

Fonte: Facebook