Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook trabalha em Oculus Quest mais leve e potente, aponta site

Por| 05 de Maio de 2020 às 17h30

Link copiado!

Divulgação/Oculus
Divulgação/Oculus
Tudo sobre Facebook

O Facebook trabalha em um novo modelo do Quest, seu headset de realidade virtual independente de PC. Segundo reportagem da Bloomberg, o novo aparelho será menor e mais leve do que o antecessor, porém está com problemas de desenvolvimento por conta da pandemia da COVID-19.

O site disse ter conversado com pessoas próximas ao projeto que pediram para não serem identificadas por compartilhar informações confidenciais. Eles disseram que o novo aparelho ainda faz parte da linha Quest e será mais leve e rápido que o atual. Assim, a proposta é que carregue uma taxa de quadros maior e seja menos desconfortável para utilização por longos períodos.

Nos testes, a companhia chegou a trabalhar em telas com 120 Hz, mas pretende limitar a 90 Hz para garantir mais tempo de bateria. Atualmente, o Quest funciona em 60 Hz para filmes, com 72 Hz para jogos.

Além disso, as fontes também relataram que o Facebook trabalha em novos controles que devem acompanhar o headset. Assim como nos modelos antigos, ele também vai contar com um chip mobile da Qualcomm, ficando independente de processamento por computadores.

Continua após a publicidade

O novo produto seria entre 10% a 15% mais leve que o Quest atual. Em massa, ele também seria mais leve, pesando somente uma libra (perto de 450 gramas) em comparação ao atual modelo, de 1,25 libras (aproximadamente 560 gramas). Para isso, a companhia deve mudar o tecido lateral do Quest por plástico, que é um pouco mais leve.

O projeto, segundo as fontes consultadas, era de lançar o produto ainda no final de 2020. Contudo, por conta dos problemas relacionados à pandemia da COVID-19, o Facebook deve jogar o lançamento do novo Quest para 2021.

As fontes ainda não sabem precisar se o Facebook deve manter ou não o modelo antigo ou se ambas versões ficarão à venda, mesmo após a atualização da linha.

Continua após a publicidade

A empresa de Mark Zuckerberg comprou a Oculus em 2014 em um acordo de US$ 2 bilhões. Atualmente, a companhia tem a linha Quest, com headset independente de PC, o topo de linha Rift S, ligado a computadores, e o Oculus Go, modelo de entrada alinhado a smartphones. Não há informações sobre atualização desses dois modelos.

A empresa pode estar vivendo um bom momento de realidade virtual. No relatório financeiro apresentado no final de abril, o Facebook informou desempenho acima do esperado no setor: no segmento, chamado de "Outras Receitas", houve crescimento em 80% ligados a produtos da Oculus.

Fonte: Bloomberg