Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estagiário do eBay cria jeito de controlar iPhone X com movimentos de sua cabeça

Por| 11 de Setembro de 2018 às 20h40

Link copiado!

Divulgação/ebay
Divulgação/ebay
Tudo sobre eBay

O eBay anunciou nesta terça-feira (11) uma tecnologia de código aberta voltada para navegação em sem o uso das mãos, funcionando apenas com o movimento da cabeça. Chamada de HeadGaze, a novidade foi projetada usando o kit de desenvolvimento de realidade aumentada da Apple e atualmente só funciona com o iPhone X.

Um vídeo mostra o funcionamento da tecnologia. O usuário move a cabeça e um cursor na tela segue o mesmo caminho. Se a pessoa mantiver por algum tempo este cursor em cima de um ponto clicável, o sistema entende que o usuário quer acionar aquela opção. Em resumo, o sistema funciona com reconhecimento e interface muito semelhante ao do Kinect da Microsoft, mas não exige um trabalho extra como que vinha com o Xbox One.

Em post no site da empresa, o estagiário e estudante de PhD da Universidade da Califórnia, Muratcan Cicek, explica o projeto. Ele explica que não tem o controle dos braços, motivo pelo qual precisa da assistência da mãe o de amigos para fazer as ações mais simples, como fazer compras, por exemplo.

Continua após a publicidade

Ele entrou na empresa com o objetivo de tornar as compras no site mais acessíveis. Assim, o time do qual ele faz parte criou o HeadGaze. O programa cria um sensor virtual da caneta stylus, que segue o movimento da cabeça em quatro direções: acima, abaixo e para ambos os lados.

O sistema então cria um mapeamento 3D da cabeça do usuário para indicar onde que o cursor deve ficar . Em seguida, eles precisaram também criar o sistema que reconhece quando o cursor está em cima de um botão para ser acionado.

Segundo Cicek, o time também criou uma versão de interface voltada para utilização por movimento em realidade aumentada; isso inclui transformador links pequenos em grandes botões na tela, para facilitar o acionamento. Ainda, ele diz que precisaram decidir detalhes como quanto tempo o cursor precisa ficar em cima de um botão para que ele seja acionado.

Continua após a publicidade

“A difusão de controles baseados em movimento da cabeça e novos widgets de UI vão empoderar interações com apps no iOS sem o uso das mãos”, explica o estagiário.

Para quem quiser testar a ferramenta: ela não só está em código aberto no GitHub, como também a empresa lançou um app de compras no eBay que não exige uso das mãos. Chamado de HeadSwipe, o programa está em fase de testes para usuários do iPhone X e traz as ofertas do eBay como na plataforma original. O app não está disponível diretamente na App Store, por enquanto.

A eBay ainda tem um programa de parcerias com inteligência artificial, voltada para que outros programadores desenvolvam tecnologias como a do HeadGaze.

Ele ainda contou com a ajuda da Assistive Technology (AT) para o desenvolvimento da tecnologia. O próximo passo, agora, para o pesquisador, é reduzir o trabalho do usuário, fazendo com que o sistema reconheça somente o movimento dos olhos.

Continua após a publicidade

Fonte: eBay