Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresas automobilísticas adotam HoloLens para a linha de montagem

Por| 19 de Novembro de 2018 às 18h46

Link copiado!

Empresas automobilísticas adotam HoloLens para a linha de montagem
Empresas automobilísticas adotam HoloLens para a linha de montagem
Tudo sobre Microsoft

Embora o HoloLens ainda não seja a tecnologia mais procurada entre os headsets de realidade aumentada e virtual, uma empresa está fazendo bom uso do aparelho para melhorar a produtividade. A Toyota passou a usar o aparelho da Microsoft para auxiliar seus funcionários a criarem novos designs e até mesmo a repararem danos em veículos que chegam até a montadora.

A empresa adotou o HoloLens por um motivo muito simples: com ele, é possível projetar em carros guidas do que o funcionário deve fazer em termos de pinturas e consertos de um determinado modelo.

Segundo o analista de mercado de realidade virtual e aumentada da ABI Research, Eric Abbruzzese, a expectativa é de que 2 milhões destes aparelhos sejam vendidos este ano com o mesmo propósito. Além de Toyota, Ford e Paccar já usarem mecanismos com o HoloLens em suas linhas de montagem, ele projeta que, até 2023, este número pode subir para 29 milhões.

Aplicações

Continua após a publicidade

Segundo um dos funcionários da Toyota em entrevista para a CNN, o HoloLens é usado em um série de funções 3D. A principal delas é para medir a espessura da tinta usada na pintura dos veículos, algo tão fino que torna incapaz para o olhar humano sem ajuda de aparelhos. Antes da utilização do HoloLens, o processo de pintura e prevenção de arranhões e poeira exigia duas pessoas, ação que passou para um trabalho de quatro horas com apenas um funcionário usando o headset.

Isso porque antes era preciso que uma pessoa colocasse dentro do veículo cerca de 500 pedaços de papel que funcionam como padrão para que outra pessoa possa fazer o processo de pintura. Com o headset, contudo, a equipe conseguiu criar um aplicativo que projeta automaticamente estes pontos, sem a necessidade prévia de colocação, adiantando todo o processo.

Apesar de todas as vantagens, há alguns problemas levantados por especialistas. A primeira barreira é o preço a partir de US$ 3 mil por modelo na versão para desenvolvedores. Além disso, com quatro anos no mercado, o HoloLens não é mais a grande aposta da Microsoft, deixando de receber grandes atualizações com o tempo. Ainda, o peso do produto é um entrave para um funcionário que trabalha por longas horas com mais de meio quilo a mais nos ombros.

Fonte: CNN