Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple registra patente para melhorar qualidade de vídeos em 360 graus

Por| 17 de Agosto de 2018 às 14h20

Link copiado!

Apple registra patente para melhorar qualidade de vídeos em 360 graus
Apple registra patente para melhorar qualidade de vídeos em 360 graus
Tudo sobre Apple

A Apple registrou, junto ao governo dos Estados Unidos, uma patente que promete melhorar a qualidade de vídeos gravados em 360 graus, usados, principalmente, em sistemas e equipamentos de realidade virtual. O documento foi submetido em fevereiro do ano passado e publicado somente agora pelo escritório responsável, exibindo alguns dos avanços da companhia nesse segmento.

Com o complicado nome de “Processamento de dados de objetos equiretangulares para compensar a distorção de projeções esféricas”, a patente, basicamente, relata um sistema capaz de reduzir as distorções ou imperfeições das imagens gravadas. O sistema valeria para câmeras 360 graus, mas, principalmente, para vídeos gravados a partir de diferentes dispositivos, que seriam comparados entre si para obter a melhor combinação possível.

Para fazer isso, a tecnologia dividiria as cenas em blocos, a partir dos diferentes pontos de vista. Um algoritmo de previsão faria a comparação entre esses dados e, também, uma cena de referência, encontrando as imagens mais apropriadas para serem exibidas aos usuários. Assim, a companhia espera se livrar de distorções, objetos repetidos e outros efeitos comuns de vídeos combinados.

Além disso, a ideia é trabalhar com múltiplos formatos. A mesma cena, por exemplo, poderia ser vista por um usuário usando óculos de realidade virtual, em formato esférico, e também em um monitor por outros presentes em uma sala, mas sem que a visão do utilizador seja reproduzida. A tecnologia seria capaz, então, de converter as cenas para diferentes modos de visualização, novamente, sem as distorções características que normalmente estão envolvidas.

Continua após a publicidade

O registro da patente, logicamente, também se encaixa nos velhos rumores, que circulam desde o ano passado, de que a Apple estaria trabalhando em seus próprios aparelhos voltados para a realidade virtual. Enquanto essa ideia não se concretizou, o foco na realidade aumentada se provou mais do que verdadeiro, com a cada evento, a Maçã mostrando mais interesse por esse tipo de recurso e liberando novidades e plataformas de desenvolvimento para seus usuários e produtores de software.

Por outro lado, documentos desse tipo também servem para que companhias oficializem a propriedade sobre determinadas invenções, de forma que possam receber royalties sobre ela ou processar quem a utilizar de maneira indevida. Como sempre comentamos, novidades tecnológicas exigem patentes antes de chegarem ao mercado, mas nem todas as patentes se convertem efetivamente em novidades tecnológicas.

Fonte: Apple Insider