Publicidade

Apple contrata pioneiro em realidade virtual para o cinema

Por| 14 de Abril de 2019 às 21h55

Link copiado!

Apple contrata pioneiro em realidade virtual para o cinema
Apple contrata pioneiro em realidade virtual para o cinema
Tudo sobre Apple

A Apple deu mais um passo em seus misteriosos trabalhos no mundo da realidade virtual com a contratação de Arthur Van Hoff, um dos fundadores da Jaunt. Pela empresa, o agora funcionário da Maçã é considerado um dos pioneiros da nova era do cinema em realidade virtual nos Estados Unidos, criando desde câmeras de alta performance para gravações de imagens em VR até plataformas de distribuição de conteúdo dessa categoria.

Van Hoff fundou a companhia em 2013 e permaneceu o cargo de CTO até o final do ano passado. Em 2016, ele também chegou a ocupar a cadeira de CEO de uma empresa que, rapidamente, atraiu o interesse de outras companhias do mercado de tecnologia e entretenimento. Em 2015, por exemplo, ela recebeu um aporte de US$ 65 milhões em investimentos, liderado pela Disney.

Mais recentemente, e diante de problemas relacionados à agressividade de seus planos de expansão em um mercado que não parecia corresponder a isso, a Jaunt demitiu funcionários e se reinventou, passando a trabalhar também com realidade “mista”, misturando as realidades virtual e aumentada. O foco continuou sendo na gravação e captura, no que, se especula, acabou atraindo a atenção da Apple.

Afinal de contas, a realidade aumentada é um dos grandes focos atuais da companhia, com mais e mais recursos dando as caras no iOS a cada nova atualização. Além disso, permanecem os rumores de que a empresa está trabalhando em um headset de realidade virtual, uma ideia que ganhou ainda mais força com o lançamento de seu próprio serviço de streaming que, logicamente, entregaria conteúdo VR para seus assinantes. Exatamente o que Van Hoff tentou fazer na Jaunt, por sinal.

Continua após a publicidade

Além da startup, o novo contratado da Maçã também foi CTO da Flipboard, da Dell e da Tivo, que fabrica set-top boxes e aparelhos voltados para o mercado de entretenimento. Ao lado de seu trabalho com a Jaunt, ele também atuava como conselheiro de empresas incipientes voltadas para o mercado de entretenimento e realidade virtual, cargos que ele teria abandonado no final de março, quando se uniu à Apple.

A informação já aparece no perfil do executivo no LinkedIn, onde ele afirma ter assumido o cargo de arquiteto sênior na sede da fabricante, na Califórnia. A Apple, entretanto, não comentou oficialmente a contratação, algo que ela não costuma mesmo fazer, principalmente quando se tratam de movimentos estratégicos para segmentos ainda cercados de mistério, como é, justamente, o caso de seus trabalhos com a realidade virtual.

Fonte: Variety