Todos os empregos do planeta serão assumidos por robôs em 125 anos

Por Redação | 03.07.2017 às 14:21
photo_camera DepositPhotos/iLexx

Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Oxford e Yale, na Inglaterra e Estados Unidos, está prevendo que, dentro de 125 anos, todos os empregos da atualidade serão assumidos por robôs. Ainda assim, há aquelas atividades que demorarão um tanto para que sejam, definitivamente, substituída por máquinas.

O estudo imagina que, em menos de cinco anos, os robôs já superarão a produção humana de jogos simples, como aqueles estilo Angry Birds, por exemplo, sendo capazes na sequência de assumir a criação de games estilo Poker e Starcraft. Até 2024, os robôs conseguirão transcrever e traduzir textos melhor do que muita gente, e também assumirão os papéis de operadores de telefonia.

Já dentro de uma década, as máquinas superarão nossas habilidades de compor músicas pop, e serão motoristas de caminhões em nossas estradas. Em 15 anos, a venda no varejo será impactada, sendo que esse é um dos setores que mais empregam pessoas em todo o mundo.

Quanto a trabalhos mais intelectuais, como a produção de textos e livros, os robôs dominarão esta área dentro de três décadas, mesmo período que levarão para se tornarem cirurgiões melhores do que humanos. E acredita-se que, em 50 anos, as máquinas serão melhores do que nós em praticamente qualquer coisa.

Ainda assim, o estudo prevê que demorará 70 anos depois disso para que todos os empregos do mundo sejam assumidos por robôs. Questões como ética e dinheiro entram nesse cálculo, mas deve ser, mesmo, um caminho sem volta imaginar que, em um futuro não muito distante, o mundo como o conhecemos hoje estará completamente transformado.

Via: StartSe