Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robôs podem ser preconceituosos como os humanos, revela estudo

Por| 10 de Setembro de 2018 às 08h45

Link copiado!

Robôs podem ser preconceituosos como os humanos, revela estudo
Robôs podem ser preconceituosos como os humanos, revela estudo

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, e pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) descobriu que robôs podem desenvolver preconceitos assim como os seres humanos quando trabalham em equipe.

De acordo com o estudo, robôs que trabalhavam em conjunto expressavam sentimentos preconceituosos contra as máquinas que não faziam parte de suas equipes. Os pesquisadores contam que as máquinas são capazes de demonstrar e espalhar esses preconceitos apenas identificando, copiando e aprendendo os comportamentos umas das outras.

Para chegar à teoria, os cientistas aplicaram um jogo com algumas tarefas simples para os robôs envolvendo doações de fora ou dentro de seus grupos "pessoais", com base em reputações e estratégias. Com isso, eles descobriram que houve um aumento de preconceito contra robôs de outros grupos com o passar do tempo.

Os pesquisadores contam que a propagação desse "sentimento" cresce com facilidade e que deve ser aplicada uma pausa conforme os robôs ganham autonomia.

Continua após a publicidade

Roger Whitaker, um dos pesquisadores da Universidade de Cardiff, conta que as simulações mostraram que o preconceito é uma força poderosa que pode facilmente incentivar robôs. "É possível que máquinas autônomas com habilidade de identificar preconceitos e copiá-los sejam suscetíveis, no futuro, a fenômenos preconceituosos que vemos na população humana", disse o cientista.

Fonte: TechCrunch