Robôs podem colocar 50% dos empregos em risco, diz economista

Por Redação | 16.11.2015 às 17:04
photo_camera Divulgação

O economista chefe do Banco da Inglaterra, Andy Haldane, alertou que as máquinas podem deixar 80 milhões de americanos e 15 milhões de britânicos desempregados ao longo dos próximos 10 ou 20 anos. Isto corresponde a cerca de 50% da força de trabalho dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Haldane acredita que o fato dos computadores terem se tornado mais sofisticados pode fazer com que eles "substituam os cérebros humanos". Ele quer dizer que os robôs modernos podem colocar em risco de automação trabalhos que foram previamente pensados como exclusivos para seres humanos.

De acordo com o Banco da Inglaterra, que age como Banco Central do Reino Unido, os funcionários de setores administrativos, de escritório e de produção são os que mais correm riscos de ser substituídos.

Apesar de divulgar estes números alarmantes, Haldane disse que o aumento da presença de robôs não significa necessariamente uma disparada do desemprego. "Os seres humanos vão adaptar as suas competências às tarefas onde continuam a ter vantagem competitiva sobre as máquinas", disse.

Via CNN Money