Robôs estão construindo réplica do Arco do Triunfo de Palmira

Por Redação | 30.03.2016 às 08:19

Após a recente expulsão do grupo extremista muçulmano Estado Islâmico de Palmira, na Síria, as esperanças de reconstrução dos patrimônios históricos destruídos foram reacendidas. Como muitos dos monumentos estão severamente danificados e não podem ser reparados, organizações têm investido no trabalho de criação de réplicas idênticas aos monumentos originais.

A primeira réplica, que já está sendo construída, é o Arco do Triunfo, o monumento de entrada da cidade antiga e um dos mais importantes de Palmira. A réplica, de aproximadamente seis metros de altura e 12 toneladas, deverá ficar pronta no próximo mês e está sendo construída a partir de um modelo 3D gerado por computador.

O modelo foi criado a partir de fotografias, profissionais e amadoras, que, juntas, captaram todas as informações estruturais do monumento necessárias para a sua reprodução. Esses dados foram enviados à Itália, onde robôs estão esculpindo o "novo Arco do Triunfo" de Palmira a partir de blocos de mármore egípcio.

Quando for finalizada, a cópia deverá ser instalada, temporariamente, em Londres e, no final do ano, provavelmente será levada para Nova Iorque.

O fundador e diretor-executivo do Institute for Digital Archaeology, Roger L. Michel Jr., afirmou que o projeto deixa uma mensagem bastante clara para aqueles que têm a intenção de destruir patrimônios da humanidade: caso sejam destruídos, serão reconstruídos quantas vezes forem necessárias.

Alexy Karenowska, diretora de tecnologia do instituto, reconhece que a reprodução nunca será como a original, mas que o projeto prova que a tecnologia é capaz de fazer coisas importantes para toda a humanidade.

O que as falas dos diretores mostram é que o Estado Islâmico, apesar de causar destruições físicas, nunca será capaz de destruir a história e a memória das pessoas.

arco do triunfo palmira

Via: The New York Times